A tuberculose pode ser compreendida como uma doença infecciosa que ataca prioritariamente os pulmões, porém pode vitimar também outros órgãos do organismo e/ou sistemas. A doença pode ser causada pela bactéria de nome Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
A doença está presente no Brasil desde o início de sua história, e ainda hoje é considerada um sério problema de saúde pública. Uma vez que a cada ano surgem aproximadamente 70 mil casos da doença, com cerca de 4,5 mortes, especialmente entre os portadores do vírus HIV.
Causas
A tuberculose é uma doença infecciosa causada em todos os casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
Transmissão da tuberculose
A transmissão da doença se dá através do contato direto entre as pessoas, seja contado direto entre uma pessoa infectada e uma pessoa saudável, seja através do contato entre várias pessoas em aglomerados. Ela é facilmente transmitida através do espirro e tosses de pessoas infectadas, que ao expelirem o agente infeccioso o liberam no ambiente e consequentemente são aspirados por outras pessoas. Fumantes, pessoas desnutridas, pacientes de diabetes, dependentes químicos ou pessoas com imunidade baixa estão mais suscetíveis à doença.
Sintomas da tuberculose
Os sintomas da doença se manifestam de maneira diferente em cada indivíduo. Isso quer dizer que os sintomas atendem à diversas variáveis, uma delas é a imunidade do paciente. Porém, alguns dos sintomas mais comuns são:
- Tosse com a presença de secreção ou não, podendo ser espessa ou sanguinolenta;
- Cansaço exacerbado;
- Falta de ar;
- Febres;
- Sudorese noturna;
- Perda de apetite;
- Colapso no pulmão;
- Rouquidão;
Em casos mais graves da doença, outros sintomas mais severos se manifestam, alguns deles são:
- Falta de ar mais intensa;
- Expectoração de grande quantidade de sangue;
- Acúmulo de pus no pulmão;
- Dor no peito.
Tratamento da tuberculose
O tratamento da doença consiste no uso de antibióticos durante um período mínimo de seis meses. É importante que o paciente siga à risca todas as recomendações médicas e não abandone o tratamento antes de concluí-lo adequadamente, uma vez que a que pode existir a resistência da bactéria.
Outra medida importante, é avaliar membros da família e pessoas que fazem parte do ciclo de convivência do paciente, uma vez que a doença pode se manifestar nessas pessoas também. Nesses casos pode inclusive ocorrer tratamentos específicos que visam combater a propagação da doença.
Medicamentos para tuberculose
Os medicamentos mais utilizados no tratamento da doença são:
- Bromidrato de Fenoterol;
- Etambutol;
- Isoniazida;
- Pirazinamida;
É importante lembrar que somente um médico deve receitar os medicamentos e suas respectivas dosagens. Sob hipótese alguma se alto medique, o mais recomendável é que você busque atendimento médico sempre que sentir os sintomas da doença.
Prevenção
A prevenção consiste na vacinação de crianças com a BCG. Em crianças soropositivas ou recém-nascidos que apresentam sintomas do AIDS, são contraindicadas a dose da vacina. A prevenção consiste também em evitar aglomerações e utilizar objetos de pessoas infectadas.