Tribulus terrestris: o que é, para que serve e benefícios


COMPARTILHE AGORA MESMO
Avalie este post

Tribulus terrestris se trata de uma erva daninha proveniente das regiões quentes. É muito utilizada como estimulante sexual, mas também possui benefícios ligados ao controle da pressão arterial, redução dos níveis de triglicerídeos e ganho de massa muscular.

Nutrientes do trubulus terrestris

tribulus terrestris

O tribulus terrestris conta com nutrientes que atuam tanto como estimulante sexual como vasodilatador. Algumas dessas substâncias são: protodioscina, substância essa responsável por estimular a produção do óxido nítrico que possui efeito vasodilatador. Além de estimular a produção de óxido nítrico, a protodioscina estimula a produção do hormônio LH, localizado no testículo do homem, aumento assim produção de testosterona.

Benefícios em estudo

Ereção duradoura: a ereção prolongada é um dos poucos benefícios comprovados do tribulus terrestris. Isso ocorre devido ao efeito vasodilatador do hormônio protodioscina. O aumento da testosterona também contribui para a ereção prolongada, porém o aumento da testosterona devido ao consumo só foi comprovado em animais.

Aumento da libido: outro dos benefícios observados com estudos sobre a erva daninha, foi o aumento da libido. Embora ainda não tenha estudos que comprovem o aumento da testosterona no organismo, acredita-se que a planta proporcionaria um crescimento transitório desse hormônio, assim promovendo um aumento da libido.

Melhora a fertilidade: também está associado ao aumento da criação de espermatozoides no homem e ovulação na mulher. Assim, contribuindo para a fertilidade.

Redução da pressão arterial: a presença da protodioscina na erva daninha, proporcionaria um efeito vasodilatador, contribuindo assim para a redução da pressão arterial. Porém não é somente isso, esse hormônio presente no tribulus terrestris ajuda a inibir a enzima conversora da angiotensina, que quando produzida em grandes quantidades pode promover o aumento da pressão arterial.

Controla os triglicerídeos: segundo pesquisas realizadas em animais, o consumo do tribulus terrestris proporciona a diminuição da glicose no organismo.

Tribulus terrestris e o ganho de massa muscular

Embora seja conhecido por proporcionar o aumento da massa muscular ainda, os estudam não conseguiram apontar dados que comprovem o efeito em seres humanos. Somente em animais foi possível comprovar um leve aumento dos músculos.

Quantidade recomendada do tribulus terrestris

A orientação de consumo do fitoterápico, gira em torno de três doses diárias. Porém, antes de começar a consumir, é importante seguir as orientações do especialista que recomendou o tribulus terrestris.

Como consumir

O tribulus terrestris deve consumido em cápsulas ou extratos. O recomendável é que as três doses sejam ingeridas cada uma antes de uma refeição. Uma informação importante, é que não se deve consumir a erva em sua forma natural, através de chá ou qualquer outra receita.

Uma recomendação importante acerca do consumo, é consumir o produto durante um período de quatro a seis semanas, e depois fazer uma pausa no consumo durante o mesmo período.

Cuidados ao consumir

O tribulus terrestris é indicado para homens que sofrem com problemas de ereção ou pessoas que tiveram queda hormonal. É importante ressaltar que ele deve ser consumido somente após orientação médica.

Contraindicações do Tribulus Terrestris

Embora seja de origem natural, o tribulus terrestris não é indicado para todos. Ele possui contraindicações para pessoas que possuem algum tipo de câncer, mulheres que sofrem de alguma alteração na suprarrenal, problemas de hipertrofia de clitóris, síndromes de androginia, queda de cabelos e pele oleosa. Também é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças.

Riscos ao ingerir em excesso

O consumo excessivo do tribulus terrestris pode causar diversos transtornos ao organismo. No público feminino, o consumo exacerbado pode causar aumento do clitóris, alteração do ciclo menstrual, acne, aumento de pelos e infertilidade. No público masculino, o consumo exagerado pode causar atrofia testicular e infertilidade. Em homens que sofrem de câncer, o consumo exacerbado por causar uma piora no quadro.

Deixe uma resposta