Receitas caseiras para a dor de garganta


COMPARTILHE AGORA MESMO

Um dos problemas mais recorrentes, especialmente em períodos de gripe e resfriados generalizados, é a garganta inflamada. O problema costuma não oferecer nenhum risco à saúde, porém causa um enorme desconforto, ainda mais quando se tem que realizar atividades cotidianos onde a comunicação é essencial.

Nesse sentido, preparamos algumas receitas caseiras para você aliviar e até se livrar de vez desse incomodo tão persistente. Confira algumas das principais receitas naturais para a dor na garganta.

Gargarejo com água morna e sal

O gargarejo de água com sal é um dos mais populares entre as pessoas que buscam receitas caseiras que acabem ou pelo menos diminua os desconfortos causados pela garganta inflamada. O gargarejo com água morno é um poderoso recurso que pode ser utilizado na hora de aliviar as dores da garganta inflamada.

O modo de preparo é simples, basta você:

  • Colocar em um recipiente a quantidade de água escolhida por você;
  • Um pouco de sal no recipiente com água.
  • Feito isso, basta diluir a pequena quantidade de sal no recipiente escolhido por você e realizar o gargarejo normalmente. O tempo de gargarejo é opção sua.

Uma informação importante, é que não aconselhável tentar tratar a inflamação na garganta somente com esse remédio caseiro. O ideal é, assim que surgirem e persistirem os sintomas, você buscar ajuda médica para indagar acerca da origem da inflamação.

receitas caseiras dor de garganta

Mel quente com limão

Um remédio muito indicado para aliviar a dor na garganta é o mel com limão. O mel por si só, é capaz de diminuir o desconforto causado pela garganta inflamada. Isso ocorre porque o mel possui propriedades que atuam como microbiana, o que de fato ajuda no alívio da dor. O limão por sua vez, é rico em vitamina C, o que ajuda na hora de combater gripes e resfriados, caso essa seja a sua situação. Além disso, o limão também é um anti-inflamatório natural, atuando diretamente na inflamação na garganta.

Para você preparar o remédio caseiro, basta você:

  • Possuir uma colher (de chá) de mel;
  • Meia xícara com água quente;
  • Uma fatia de limão;
  • Com os ingredientes em mão, basta você colocar o mel e a água no recipiente. Colocados num mesmo recipiente, basta você espremer o limão dentro do recipiente. Caso você possua micro-ondas, você pode optar por colocar todos os ingredientes misturados no micro-ondas e esquentar por um minuto. Caso você não tenha, basta você esquentar a água antes de misturar aos demais ingredientes.

Assim como a primeira receita, essa receitar por si só é incapaz de curar a inflamação na garganta. Nesses casos, as propriedades do limão e do mel atuam como anti-inflamatórios.

Própolis

O própolis é um dos alimentos recomendados nos casos de garganta inflamada por quase todas as pessoas. Isso ocorre porque o alimento possui propriedades que auxiliam o organismo nos casos de inflamação da garganta.

O própolis pode ser encontrado em diversos formatos, desde spray até pomadas. É uma opção válida para todos os públicos, onde a única orientação é se atentar aos pacientes alérgicos à essa substância. Além disso, é de suma importância lembrar que o alimento auxilia apenas na inflamação da garganta, então se você acredita que pode ficar curado com o problema de garganta somente com o limão, é melhor repensar, uma vez que quando interrompido algum tratamento para a garganta em virtude do própolis, o problema na garganta pode manifestar-se de maneira mais severa futuramente.

Gengibre

O gengibre é um verdadeiro coringa para tratar a inflamação na garganta. Isso porque o alimento possui poderosa ação anti-inflamatória, auxiliando diretamente na inflamação da garganta. Somado a isso, o gengibre pode ser encontrado em diversas formas, o que facilita o seu consumo.

Algumas formas de consumir o gengibre são:

Chás

O chá de gengibre é muito poderoso quando se trata de inflamação na garganta. Além disso, o chá possui muitos outros benefícios à saúde, podendo atuar no emagrecimento, na hidratação do corpo, no relaxamento do corpo e muito mais.

Sucos

Embora pouco conhecido, o suco de gengibre também é muito poderoso na hora de tratar a inflamação na garganta. Assim como o chá, o suco possui propriedades que vão além da ação anti-inflamatória.

Pedaços

Caso você tenha achado as opções anteriores complicadas demais e deseje algo mais rápido e prático, você pode optar por mastigar os pedaços de gengibre de forma rústica mesmo. Os benefícios no consumo desse alimento em pedaços são basicamente os mesmos encontrados em suas variações. Além disso, você pode adicionar o gengibre em pedaços a outros alimentos, de forma a incorporá-lo a sua dieta alimentar e tratar a inflamação na garganta.

Mais uma vez, é importante ressaltar a importância de buscar ajuda médica sempre que a inflamação na garganta persistir. Não tente tratar o problema com o alimento, visto que ele possui somente ação anti-inflamatória.

Chás

Existe uma grande variedade de chás que podem ser utilizados para amenizarem a inflamação na garganta. O chá por possuir água, já traz grandes benefícios ao combate da inflamação, visto que a hidratação é parte fundamental do combate contra a inflamação na garganta.

Como evitar a dor na garganta

A inflamação na garganta pode ser decorrente de uma série de fatores, desde situações mais simples e rápidas de serem tratadas até situações mais graves onde necessita de ajuda médica. Nesse sentido, o mais importante é prevenir qualquer tipo de problema relacionado à saúde da garganta. Confira algumas dicas para manter sempre sua garganta saudável:

  • Manter uma alimentação saudável é passo fundamental para se atestar a saúde da sua garganta. Isso porque alguns problemas relacionados a essa região são reflexos dos maus hábitos alimentares.
  • Evitar o tabagismo é mais uma das formas de manter à saúde da garganta e outros órgãos do corpo, como o pulmão.
  • Evitar o consumo exagerado de bebida alcóolica também é fundamental para se manter uma boa saúde da garganta e evitar possíveis inflamações.
  • A prática regular de atividade física é mais uma das formas de prevenir problemas relacionados à saúde da garganta e do corpo de forma geral.

Deixe uma resposta