Período fértil: como calcular no ciclo, usar a tabela e sintomas


COMPARTILHE AGORA MESMO

O que é o período fértil?

O período fértil é basicamente o período no ciclo menstrual em que a mulher pode engravidar. Diferentemente do organismo masculino o qual produz espermatozoides o tempo todo, o organismo feminino possui período fértil, ou seja, a liberação dos óvulos ocorre somente uma ou duas vezes ao mês. Dessa forma, é possível afirmar que o período fértil termina quando ocorre a ovulação, que geralmente, em ciclos menstruais regulados, ocorre no intervalo de 6 dias.

Quantos dias após a menstruação é o período fértil?

O período fértil pode ser contabilizado a partir do décimo quarto dia que antecede a próxima menstruação. Geralmente esse período ocorre durante o ciclo menstrual, porém, pode variar em mulheres com ciclo menstrual desregulado.

período fértil

Sintomas do período fértil

É muito comum que os sintomas do período fértil se evidenciem no organismo das mulheres. Isso porque esse período causa uma série de alterações hormonais no organismo. Confira alguns dos principais sintomas apresentados:

Leves dores no baixo ventre

Pequenas pontadas no baixo ventre é comum durante esse período. Não são todas as mulheres que sentem com tanta sensibilidade esse incômodo, porém na grande maioria as pontadas são sentidas. Não se trata de dores fortes, somente pontadas que causam um leve desconforto na mulher. Isso ocorre devido ao rompimento de estruturas que envolvem o óvulo dentro do ovário, por isso as pontas na região são sentidas com frequência.

Secreções

A liberação de secreções de cor transparente e sem qualquer odor forte é comum durante o período de ovulação e período fértil. A liberação dessas secreções ocorre porque o organismo feminino está se preparando para a fecundação, sendo assim, a liberação dessas secreções visa ajudar no processo de chegada do espermatozoide até o ovulo.

Libido aumentado

Durante o período fértil é o memento em que a mulher sente maior desejo. Isso porque o organismo feminino está preparado para fecundar e isso se dá diretamente pelo ato sexual. Assim como o aumento da libido, o organismo feminino libera feromônios com o intuito de atrair o sexo oposto. Somado a isso, o sentido olfativo da mulher fica mais apurado que o normal.

Aumento da temperatura corporal

Durante o período fértil é comum também um leve aumento na temperatura corporal feminino. Isso ocorre como um sinal do organismo para a mulher indicando que o período fértil se iniciou. Porém todo esse calor a mais somente pode ser percebido com a ajuda de um termômetro.

Como calcular o período fértil

Aprender a calcular o seu período fértil é algo fundamental, especialmente se você tem o desejo de engravidar. Porém, antes mesmo de você calcular o período fértil é necessário que você saiba quanto tempo dura esse período. Tendo conhecimento disso, veja quais os cálculos que você deve fazer:

  • Saiba o tempo do seu ciclo menstrual. Caso você não tenha conhecimento, você pode fazer uma média dos últimos três meses e utilizar como base;
  • Com o tempo de duração do ciclo em mãos, você precisa subtrair 14 dias. Fazendo isso você descobre o dia da ovulação;
  • Feito isso, você precisará somente contabilizar seis dias que antecedem o dia de ovulação a contar do próprio dia de ovulação. Isso ocorre porque, como já dito anteriormente, o período fértil é o intervalo de seis dias que termina no dia ovulação.

Como calcular o período fértil com o ciclo irregular

Os ciclos irregulares são aqueles que possuem duração entre 25 a 30 dias. Períodos com duração diferente dos citados ainda podem ser considerados regulares. Para você saber qual o seu período fértil, vasta fazer uma média da duração dos ciclos e aplicar os passos já ensinados.

Caso você possua períodos longos demais ou curtos demais, o mais recomendado é buscar a ajuda de um ginecologista para maiores informações sobre o seu ciclo e como ele pode ser regulado.

Deixe uma resposta