O que não comer durante a gravidez


COMPARTILHE AGORA MESMO

Tornar-se mãe é uma das dádivas mais importantes e prazerosas na vida de uma mulher. No entanto, é importante manter a atenção voltada a alguns dos perigos que podem colocar em risco à gravidez, neste artigo saiba vou abordar o que não comer durante a gravidez.

A alimentação é um dos principais detalhes que merece total destaque no que diz respeito à saúde e ao bem-estar do bebê e, obviamente da mamãe.

Afinal, alimentar-se bem vai garantir os melhores nutrientes ao bebê, tendo em vista que nas primeiras semanas os alimentos devem ser ricos em fibras, proteínas e carboidratos.

Porém, antes de começar a ingerir qualquer tipo de alimento, é válido dizer que há alguns que podem prejudicar a gestação, causando, em casos mais extremos, o aborto do feto.

Por conta disso, produzimos este artigo completo com os principais alimentos abortivos e que podem botar em risco a sua gestão. Aconselhamos a manter a atenção voltada ao longo do texto, para que você mantenha a sua gravidez em segurança.

O que não comer durante a gravidez

O que não comer durante a gravidez

Assim como foi mencionado anteriormente, alimentar-se bem vai garantir todos os nutrientes ideais para o bebê, e comer mal também pode implicar em malefícios ao pequenino ou pequenina. Portanto, preste atenção nessa lista que nós preparamos para você, e tente não comer esses alimentos durante a gestação do seu bebê.

Acompanhe logo abaixo.

Grávidas podem comer Atum?

O atum apresenta mercúrio em sua composição, substância altamente perigosa para gestantes e seus bebês, especialmente se ele estiver em conserva.

Grávidas podem comer Mariscos?

É muito importante que você evita mariscos! Procure evitar esse tipo de alimento e só coma frutos do mar que estejam bem cozidos ou fritos, pois eles também são fontes de bactérias e parasitas prejudiciais à saúde, especialmente a do bebê.

Massa de biscoito com ovos crus

Sabe quando comemos aquela mistura do bolo que sobra no recipiente? Então, evita isso imediatamente! Nunca experimente comer massa crua, pois nela há a presença de ovos crus, ingrediente ideal para resultar em salmonela, uma bactéria extremamente perigosa.

Grávidas podem comer Sushi?

Peixe cru é um grande armazenador de bactérias e vermes perigosos para a sua saúde e a do bebê. Dessa maneira, passe longe deste tipo de alimento, afinal, ele é feito e ingerido cru. Portanto, evite o sushi e passe a comer peixe assado ou frito, pois é mais benéfico para o seu bebê.

Doces caseiros

Os doces feitos em casa também levam ovos crus em sua preparação, assim como mousses, merengues, entre outras combinações. Sendo assim, tenha muito cuidado com a salmonela, pois ela pode estar presente onde menos esperar.

Molho pronto para salada

Sim, os molhos prontos são uma delícia! No entanto, você precisa evitá-los, pois são produtos industrializados, levando em consideração que eles têm ovos crus em sua formulação – falei que a salmonela está onde você menos espera.

Sendo assim, passe longe de molhos como o salad, caesar, holandês, maionese, entre outros.

O que não comer durante a gravidez

Queijos como Brie, Gorgonzola e Camembert

Queijos são ótimos para manter bactérias, fungos e micróbios. Por isso, a bactéria principal encontrada nos queijos é a Listeria, responsável por causar partos prematuros, morte do feto e até mesmo o aborto espontâneo. Então, tome muito cuidado ao comer lanches, misturas, tortas, bolos, entre outros alimentos que recebem o queijo como base.

Não coma carne mal passada

Para se ter ideia, a carne mal passada ou quase crua pode conter toxoplasma, além de muitas bactérias perigosas à saúde. Portanto, é importante ficar de olho não só na carne vermelha, mas no que diz respeito ao frango também. Certifique-se de que as carnes estejam bem passadas antes de consumir.

Patês

Os patês também podem armazenar a bactéria Listeria, além da salmonela, pois muitas misturas levam a maionese como base do molho. Deste modo, tome muito cuidado ao comer algum tipo de patê. Ou, melhor, evite comê-lo.

Vegetais mal higienizados

Antes de preparar qualquer vegetal, busque sempre higienizá-los em água fervente. No entanto, em restaurantes e lanchonetes, peça sempre orientação do cozinheiro ou pergunte se foram lavados corretamente.

No caso da salada, nunca a deixe para o dia seguinte, prefira sempre alimentos frescos e bem lavados. Isso vai lhe ajudar a fugir de doenças de parasitas e toxoplasmose, que são problemas muito sérios.

Leite não pasteurizado

O leite não pasteurizado é armazenador da bactéria Listeria, afinal, ele é a matéria-prima dos queijos. Assim sendo, passe longe deste tipo de leite para que sua gestação continue saudável e sem implicações.

Canela

Esqueça esse alimento na gravidez, ele é abortivo, além de aumentar a pressão arterial, assim como o metabolismo. Então, prefira a canela somente depois da gravidez, tendo em vista que ela te ajudará a perder alguns quilinhos.

Bebidas alcoólicas

É mais do que óbvio que as bebidas alcoólicas fazem mal à saúde, especialmente ao bebê. Por isso, não é recomendado beber este tipo de bebida, pois o seu bebê pode nascer com problemas sérios de saúde, incluindo deficiências genéticas. Se for sair para algum lugar, prefira a boa e velha água, senão, opte por um suco natural.

Frituras

Ganho excessivo de peso leva a problemas no parto, e a fritura está diretamente ligada ao excesso de peso. Uma boa alternativa para comer fritura sem engordar ou prejudicar o bebê, é preparar o alimento em uma Air Fryer, ou então assa-lo. O gosto é muito semelhante e tenho certeza que vai matar a sua vontade.

Cafeína

O feto pode ser prejudicado com o consumo diário, assim como quantidades cavalares de cafeína, algo em volta de 200 gramas por dia. O bebê pode sofrer de baixo peso e até mesmo aborto. Portanto, fique longe do excesso de café e comece a se alimentar melhor.

Todos os tipos de broto precisam ser evitados durante o período de gestação, visto que eles contêm bactérias perigosas, como a E. Coli e Salmonela. Se quiser muito comer algum broto, cozinhe muito bem antes de consumir. No entanto, assim como já foi mencionado, procure evitá-los.

E aí, tem algum alimento que você não consegue ficar sem? Comente aqui com a gente e, o principal de tudo, evite comê-los! E aproveite para conhecer o Fertil Caps, composto natural que ajuda você a ficar grávida.

Deixe uma resposta