Kefir: benefícios, como fazer e usar para emagrecer


COMPARTILHE AGORA MESMO
Avalie este post

O que é?

Conhecido também como cogumelo tibetano, plantas de iogurte, cogumelo de iogurte e muitos outros, o Kefir é um leite fermentado o qual é formado a partir da ação de bactérias e leveduras benéficas à saúde presentes nos grãos de kefir.

A bebida foi originada há séculos nas montanhas da Cáucaso, possuindo um sabor azedo refrescante. O kefir de leite garante ao organismo uma série de benefícios, ajudando tanto na nutrição do corpo como um todo como na melhora de suas atividades metabólicas.

Benefícios do Kefir

O kefir possui, como dito anteriormente, uma série de benefícios à saúde. A bebida ajuda de forma significativa as atividades do corpo como um todo, possibilitando que o organismo melhore integralmente. Confira alguns dos principais benefícios do kefir:

Ajuda na restauração da microbiota intestinal

Pessoas que possuem algum tipo de alergia alimentar sofrem constantemente com a restrição alimentar. Alergias à frutos do mar ou qualquer outro tipo de alimento é algo comum e que priva diversas pessoas dos prazeres da vida. Nesse sentido, o kefir ajuda na restauração da microbiota intestinal, o que impacta diretamente nos casos de alergias alimentares promovendo a desintoxicação do organismo.

Ajuda na perda de peso

A perda de peso é mais um dos benefícios que podem ser associados ao kefir. Como dito anteriormente, a bebida possibilita a restauração intestinal da microbiota, o que melhora diretamente na alimentação dos indivíduos que consome a bebida. Nesse sentido, com o consumo da bebida é possível que ocorra uma melhora na alimentação e consequentemente uma perda de peso. Porém, é preciso salientar que a perda de peso sempre está associada a adoção de hábitos saudáveis, ou seja, à alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.

Aumenta a densidade óssea

A bebida é muito rica em cálcio. Isso porque a mesma é produzida a partir de laticínios, onde não são removidas a gorduras dos produtos lácteos. Dessa forma, o kefir contém em sua composição a vitamina K2 a qual é de suma importância para o aumento da densidade óssea.

É fonte de nutrientes

A bebida é produzida a partir de laticínios, sendo assim possui uma grande quantidade de cálcio em sua composição, porém não é somente isso, a bebida também é rica em fósforo, vitamina B12, riboflavina (B2), magnésio e vitamina D.

Menor teor de lactose

Embora produzido a partir de alimentos lácteos, o kefir possui uma concentração de lactose bem menor que outros alimentos, como o próprio leite por exemplo. Nesse sentido, a bebida pode ser consumida por pessoas que possuem intolerância à lactose, devido às baixas concentrações da substância.

Previne e combate problemas estomacais

Com seus efeitos na restauração da microbiota intestinal, o kefir ajuda o organismo na prevenção de problemas na saúde do estômago. Além disso, a bebida se mostrou eficaz no combate de problemas já existentes, como gastrite.

Kefir emagrece?

kefir

O kefir não possui seus efeitos diretamente direcionados à perda de peso. Entretanto, a bebida possibilita que isso ocorra de maneira indireta no organismo. Primeiramente ele ajuda o organismo na melhora do trato intestinal, possibilitando uma restauração da microbiota intestinal a qual é responsável por criar um ambiente favorável para quem deseja perder peso. Por conseguinte, o kefir ajuda na perda de peso acelerando o metabolismo, promovendo a queima de gorduras e calorias. Embora não seja direcionado para esses fins, ele pode ser uma excelente opção para quem deseja perder peso, uma vez que se trata de algo nutritivo e que contribui diretamente para a saúde do corpo como um todo.

Kefir melhora a imunidade

Mais uma das atuações do kefir no organismo, é produzindo citoquinas e butíricos. Essas duas substâncias possuem ação antimicrobiana e antibacteriana, ou seja, ajudam o seu corpo a se manterem mais saudáveis e resistentes aos ataques de agentes nocivos à saúde do organismo.

Além disso, o kefir promove a melhora do sistema imune como um todo, deixando a pele mais bonita e diminuindo a incidência de acne eczema. Dessa forma, combatendo a presença de micro-organismos presentes na superfície da pele e causam os problemas de pele.

Ajuda a combater a candidíase?

O kefir possui em sua composição os probióticos, os quais são responsáveis por regular o pH e a flora vaginal. A candidíase por repetição atinge a região genital feminina causando diretamente um desequilíbrio de bactérias na área afetada. Nesse sentido, o kefir pode ajudar na recuperação, porém jamais deve ser utilizado como fonte principal do de tratamento, e sim como uma fonte alternativa. É preferível é que você busque ajuda de um profissional da saúde para maiores informações.

Como conseguir o kefir

Para que você consiga produzir o kefir, será necessário que alguém doe uma primeira dose dele para você. Isso porque o mesmo não pode ser produzido a partir de receitas caseiras, somente a sua proliferação que ocorre a partir desse processo. Você também pode conseguir o kefir de origem industrial, porém, ele pode ter um valor mais elevado que o natural.

Dose indicada

O consumo do kefir pode ser feito diariamente sem problema algum. A dose indicada para o consumo diária é de 200 ml, podendo ser consumido isoladamente ou somado a outros alimentos, como sucos, frutas ou shake. É importante lembrar que o consumo em excesso da bebida pode causar mal-estar, devido à grande quantidade de bactérias ingeridas de uma só vez.

Receita de Kefir

O kefir pode ser consumido de diversas maneiras. Nesse sentido, separamos para você mais uma das opções que você pode utilizar quando for consumir a bebida, confira:

Sorvete de baunilha e kefir

Para preparar, você precisará de:

  • 2 xícaras de kefir de leite;
  • 2/3 de xícara de açúcar;
  • 1 xícara de creme de leite;
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha.

O modo de preparo é simples, basta você, em um recipiente, misture o kefir e o açúcar. Após isso, misture os demais ingredientes até alcançar a mistura pastosa e leve a mistura ao congelador.

Deixe uma resposta