As hemorroidas são veias salientes e dilatadas, que podem surgir interna ou externamente na região anal e no reto. Alguns sintomas podem surgir do problema, como dor ao defecar, presença de sangue nas fezes e coceira.
Para tratá-las, é necessário ir ao médico e este irá prescrever o uso de pomadas e medicamentos com funções vasoconstritoras, bem como remédios para aliviar a dor (analgésicos) e anti-inflamatórios. Em casos mais graves, é preciso passar por cirurgia.
Sintomas da hemorroida
Basicamente, as hemorroidas podem ser classificadas em quatro graus: o primeiro, sangramento no ânus sem saliência; o segundo grau, sangramento ao evacuar, e saliência no local que passa naturalmente;
O terceiro grau acontece ao evacuar, e o reto depende do trato manual para retornar ao normal; e o quarto grau, é marcado por sangramento constante e saliência do intestino para fora, permanentemente.
Além do mais, existem dois tipos de hemorroidas: as internas e as externas.
– Coceira, ardência e feridas na região anal;
– Dor ao defecar, e presença de sangue vivo ao limpar-se com o papel higiênico;
– Dor ao sentar e andar – no caso de hemorroidas externas;
– Presença de saliência ou fissura na região externa do ânus;
– No caso de hemorroidas internas, pode ocorrer a saída de um líquido branco do ânus;
Não existe uma só causa responsável para o aparecimento das dolorosas hemorroidas, mas alguns fatos podem agravar o caso, como a obesidade, má postura, prisão de ventre, pré-disposição genética, gravidez e parto normal;
Doenças e situações como, a diarreia crônica, o tabagismo, a cirrose e em pessoas acima de 50 anos, podem manifestar as hemorroidas, em algum momento da vida.
Muitas vezes, seja por constrangimento do paciente em relatar a situação, ou o consumo exacerbado de alimentos que contenham pimenta e álcool, são agravantes para a demora do diagnóstico e tratamento correto das hemorroidas.
Eficácia do tratamento
As hemorroidas podem sim ser curadas, especialmente quando o indivíduo segue corretamente o tratamento dentro do tempo, e utilizando a dose recomendada pelo médico.
Os analgésicos, anti-inflamatórios e pomadas anestésicas, são prescritas para que os inchaços e dores causados pelas hemorroidas diminuam, e sejam devidamente tratados.
Se o problema persistir por muito tempo, deve-se avaliar com o profissional da saúde, sobre a possibilidade de realizar uma operação cirúrgica no local.
Forma de prevenção das hemorroidas – métodos caseiros e gerais
Alguns cuidados podem ser feitos para evitar que as hemorroidas voltem a incomodar, como:
– Beba bastante água;
– Alimente-se adequadamente, com uma dieta rica em fibras, verduras, legumes e frutas;
– Evite pegar pesos sem necessidade (como musculação, levantar objetos muito pesados);
– Não faça força para evacuar;
– Quando não estiver em casa, prefira lavar a região com água e sabão, secando-a bem;
– Faça banhos de assento em casa, usando uma bacia, água morna e produtos à base de aloe vera, babosa ou de efeitos anestésicos;
– Não fique muito tempo sentado ou em pé;
– Aplicar uma compressa fria com gelo pode aliviar a dor, quando a hemorroida estiver muito inchada;
– Evite consumir álcool em excesso, bem como pimenta e outros alimentos extremamente ácidos e quentes;
– Procure ajuda médica sempre que achar necessário;
– Não se automedique;
– Pratique algum exercício físico;
– Se o seu intestino for preso, evite tomar laxantes e outras substâncias químicas que soltem de uma só vez. Isso só piora o problema, já que ao limpar muitas vezes com o papel higiênico, pode abrir fissuras na região anal, e piorar o problema.
O clínico geral e o Proctologista, são os responsáveis pela prevenção e diagnóstico das hemorroidas. Durante a consulta, o paciente pode tirar as suas dúvidas, e informar-se melhor sobre o problema, perguntando por exemplo se o caso é mesmo hemorroida ou outra doença;
Se o tratamento é eficaz com e sem cirurgia, e o que devo fazer para acelerar o processo de recuperação. O profissional também deverá fazer algumas perguntas, como:
– Quanto tempo surgiram os sintomas;
– Existe o desconforto de sentar-se, andar e evacuar;
– Como é a sua alimentação;
– Existem pessoas na sua família que sofrem com o problema;
– Você notou a presença de sangue nas fezes, no vaso sanitário ou ao higienizar-se;
– Sente muita dor ao evacuar;
A partir das respostas do paciente, o médico irá verificar e prescrever os exames corretos a serem feitos, e o tratamento adequado para cada caso. Em alguns, é preciso fazer uma espécie de cauterização, que queima os vasinhos de sangue que irrigam a região afetada, diminuindo os sintomas.
A maioria dos pacientes têm medo de passar por uma cirurgia, e o problema das hemorroidas retornar. Mas, os especialistas alegam que não é possível que após a retirada do tecido no ânus, este volte a crescer e a incomodar.