Emagrecer: 20 dicas para perder peso rápido e com saúde


COMPARTILHE AGORA MESMO
Avalie este post

Perder peso é um verdadeiro desafio para grande parte das pessoas. Isso porque para emagrecer de forma rápida e saudável, é necessário associar os hábitos alimentares saudáveis a uma rotina de exercícios físicos. Diante disso, preparamos algumas dicas que vão ajudar você a perder peso de forma rápida e saudável, confira:

Consuma alimentos que queima a gordura

Existem alimentos que auxiliam o organismo na queima de gordura. Esses alimentos são essenciais para se obter êxito no processo de emagrecimento de forma saudável. Alguns desses alimentos são: chá de hibisco, lichia e farinha de amora.

Consuma alimentos que desincham

Busque consumir alimentos que ajudam o seu organismo a desinchar. Um bom alimento que auxilia nesse processo é o ômega 3 que está presente no salmão, atum, sardinha arenque e em muitos outros peixes. Os alimentos ricos em ômega 3 contribuem para o emagrecimento devido ao seu à sua ação anti-inflamatória.

Aumente a saciedade

Uma das maneiras de perder peso de forma saudável é diminuir a quantidade de comida ingerida ao longo do dia, para isso é necessário que você aumente a sensação de saciedade. Para isso, é necessário que você busque alimentos ricos em fibras, uma vez que esses atuam diretamente na sensação de saciedade. Alguns dos alimentos ricos em fibras são: frutas, cerais integrais como: arroz, trigo, cevada e aveia. Algumas leguminosas também são ricas em fibras, como: feijão, lentilha, grão de bico e muitos outros.

Consuma alimentos aceleram o metabolismo

Para você acelerar o seu metabolismo de forma natural é recomendável que você consuma alimentos termogênicos, pois esses auxiliam na queima de ordura. Alguns desses alimentos são: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café.

Faça lanchinhos

O ideal para quem deseja perder peso ou até mesmo manter o atual, é realizar as três refeições principais e durantes os intervalos optar pelos lanchinhos. Isso porque quando você opta por fazer lanches nos intervalos das refeições, você mantém o seu organismo nutrido e diminui a necessidade de comer refeições mais pesadas.

emagrecer

 

Invista em um prato equilibrado e variado

Para você manter sempre o seu organismo saudável, é necessário que você busque sempre diversificar ao máximo o seu prato. Isso traduz dizer, que você pode investir sem medo algum em verduras, frutas e legumes, além de diferentes tipos de leguminosas e carnes. Com um cardápio mais diversificado, você consegue suprir as necessidades nutricionais do seu organismo de maneiras satisfatória.

Evite fazer dietas restritivas

Apostar em dietas que restringem o consumo de carboidrato, calorias ou qualquer componente específico da alimentação pode não ser o melhor caminha para perder peso. Isso porque com as dietas restritivas, você não ingere todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, além disso, elas podem deixar o seu organismo com imunidade baixa e suscetível a doenças. O ideal, é perder meio quilo a um quilo por semana, então se você perde mais que isso pode estar fazendo uma dieta inadequada.

Invista em chás que ajudam a emagrecer

Existem excelentes opções de chás que auxiliam na perda de peso, como: chá verde, chá preto e chá de canela. Além dos chás que auxiliam na perda de calorias, existem aqueles que auxiliam na queima de gordura abdominal, como o chá de hibisco.

Pratique exercícios que queimam gorduras

Uma atividade essencial para se obter sucesso na queima de gorduras é a prática efetiva de exercícios físicos. Assim, é recomendado que semanalmente você pratique pelo menos três horas de exercícios físicos para se obter resultados satisfatórios. Alguns exercícios que auxiliam nesse processo são: caminhadas, corridas, pedalar, natação e muitos outros.

Não deixe de ganhar músculos

A prática de exercícios que ajudar a ganhar músculos são essenciais para a perda de peso, uma vez que estes ajudam você na queima de calorias.

Tenha cuidado com as dietas da moda

Muitas dietas prometem a perda de peso rápida. Porém, antes que aderir essas tendências, é necessário que você avalie os custos que essas dietas podem trazer ao seu organismo, como: perda muscular, perda de nutrientes e muitos outros.

Diminua o consumo de sal e açúcar

O consumo desmedido de sal e açúcar contribuem para o desenvolvimento de doenças que trazem sérios danos à saúde, como: hipertensão, diabetes e muitos outros. Além disso, o sal ajuda na retenção de líquidos no organismo enquanto açúcar favorece o acúmulo de gorduras. Por isso, evitar refrigerantes, alimentos açucarados ou salgados demais é essencial para uma dieta saudável.

Saiba quando alguma coisa está errada com a dieta

Fique atento aos sinais que o seu corpo dá acerca da perda de peso rápido, como: queda de cabelos, unhas quebradiças, desânimo, fraqueza, indisposição, tontura, flacidez e constipação intestinal.

Fique longe de gordura trans

Esse tipo de gordura está presente principalmente nos alimentos de origem industrial como: bolos, sorvetes, biscoitos e muitos outros. Evitar essas gorduras são essenciais para quem deseja ou não perder peso, uma vez que as mesmas estimulam a produção de colesterol ruim (LDL) e diminuem o colesterol bom (HD). Além disso, as gorduras trans promovem o acúmulo de triglicerídeos no organismo que se armazenam na forma de tecido adiposo.

Reduza o consumo de gordura saturada

Evite consumir menos alimentos com gordura saturada, buscando assim substitui-los por opções naturais. Isso porque os alimentos ricos em gorduras saturadas estão diretamente relacionados ao acúmulo de gorduras em excesso no organismo.

Fique de olho nas calorias dos alimentos

Ficar de olho na tabela nutricional dos alimentos é uma excelente opção para controlar o consumo de calorias diário. Além disso, é uma excelente ferramenta para você conseguir manter uma qualidade na sua alimentação.

Beba uma média de 2 litros de água por dia

Beber água é essencial para você garantir a manutenção das suas atividades metabólicas, especialmente se você vive em regiões muito quentes. Por isso, consuma uma média de 2 litros de água para manter seu metabolismo saudável.

Beba menos cerveja

O álcool é uma substância tóxica ao nosso organismo, por isso, o fígado sempre busca mataboliza-lo primeiramente. O que ocorre nesse processo, favorece o acúmulo de gorduras no organismo.

Descubra o seu peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma maneira que você pode utilizar para avaliar o seu peso ideal. Consiste basicamente em dividir o seu peso pela altura ao quadrado, assim você consegue ter uma noção do seu peso atual e se ele é o ideal para você.

Reduza o consumo diário de calorias

Para finalizar, busque sempre ingerir menos quantidades de calorias se o seu objetivo é perder peso. Porém, é importante lembrar que você não deve restringir de maneira extrema o consumo diário de calorias, uma vez que isso pode acarretas em consequências severas ao seu organismo.

 

 

Deixe uma resposta