A dieta cetogênica pode ser compreendida como uma dieta de emagrecimento, a qual tem seu método embasado na redução da ingestão de carboidratos e aumento considerável da ingestão de gorduras e proteínas.
A dieta é pouco menos conhecida do que outras que já existem e são mais populares entre o público que deseja perder peso, porém dieta cetogênica vem ganhando bastante popularidade e espertando o interessa o público que deseja perder peso.
Entretanto, é importante lembrar que a dieta está atrelada a uma série de problemas de saúde dos indivíduos. O mais indicado é buscar o seu médico e avaliar qual os riscos oferecidos pela dieta, assim como analisar possibilidades alternativas para a perda de peso.
Como funciona a dieta cetogênica
Como dito anteriormente, a dieta cetogênica consiste em reduzir de forma considerável a quantidade de carboidratos ingeridos e aumentar o consumo de gorduras e proteínas. Nesse sentido, a quantidade de carboidratos a serem consumidas gira em torno de 10 a 15%, enquanto o consumo de gorduras fica em torno de 50%, seguido por 30% do consumo de proteínas.
O método utilizado pela dieta é heterodoxo, contrariando todos os métodos de dietas saudáveis pregadas pelos profissionais da saúde, visto que a dieta restringe a ingestão de alguns alimentos, como: arroz, massas, açúcar e pão branco. Em contrapartida, a dieta não restringe o consumo de enlatados e carnes vermelhas, alimentos estes que consumidos de forma exagerada podem oferecer riscos à saúde.
Vantagens Dieta Cetogênica
O objetivo principal da realização da dieta é a perda de peso. Nesse sentido, esse é a única vantagem oferecida pela dieta, visto que todo o processo ocorre de forma rápida, onde costuma ser bastante animador para quem deseja perder peso.
O efeito da dieta ocorre devido ao fato da dieta cortar consideravelmente a quantidade de carboidratos ingeridos, inclusive restringido alimentos os quais proporcionam absorção rápida dos carboidratos. Assim, o organismo se vê obrigado a recorrer às reservas de energias presentes no organismo, como o glicogênio e posteriormente o tecido adiposo.
Porém, um ponto importante a ser considerado na dieta cetogênica é o seu impacto na saúde do indivíduo. Isso traduz dizer que a dieta não deve ser realizada de maneira desordenada, visto que cada organismo possui limitações biológicas distintas, assim, manifestando resultados diferentes com as restrições de carboidratos.
Desvantagens Dieta Cetogênica
Em contrapartida a vantagem apresentada existem muitas desvantagens na dieta cetogênica, confira algumas delas:
Dificuldades na concentração
Os carboidratos são responsáveis por fornecer energia para o organismo. Nesse sentido, o organismo o qual não possui energia (glicose) não é capaz de realizar as suas atividades metabólicas de maneira correta. O mesmo ocorre com o cérebro, que diante da abstinência energia não consegue realizar suas atividades de maneira correta, impossibilitando a concentração adequada.
Oscilação no humor
Outro efeito causado pela dieta é o mau humor. O que ocorre dentro do organismo, é que com a ausência de carboidratos impossibilita que o triptofano chegue ao cérebro. O triptofano é uma substância diretamente ligada com a síntese de serotonina, a qual é responsável por causar a sensação de bem-estar nos indivíduos assim como o humor diário do organismo. Dessa forma, com a restrição de carboidratos, o organismo é incapaz de proporcionar essa sensação no corpo, o que acaba causando a oscilação de humor.
Hipoglicemia
Um dos principais sintomas que você pode sentir durante a dieta cetogênica é a hipoglicemia. A hipoglicemia nada mais é que a redução de glicose na corrente sanguínea do indivíduo. Nesses casos, a hipoglicemia pode causar desmaios e tontura nos indivíduos que se submetem a dieta.
Aumenta consideravelmente os níveis de colesterol
Uma grande desvantagem no método da dieta, é o aumento da ingestão de gorduras. Isso de fato é algo prejudicial à saúde, visto que a dieta não restringe o consumo de gorduras saturadas, que por sua vez se consumidas de maneira desordenada podem causar o aumento do nível de colesterol no sangue. O processo biológico que ocorre é que o organismo ao ingerir maior quantidade de gorduras, inclusive a satura, estimula a produção do colesterol LDL, considerado o colesterol ruim ao corpo, uma vez que este favorece a criação de placas de gorduras nas paredes dos vasos e pode oferecer riscos à saúde do indivíduo, como problemas cardiovasculares.
Aumenta as chances de câncer
Como dito no início do artigo, a dieta cetogênica não restringe o consumo de embutidos. Dessa forma, a dieta favorece diretamente as chances de o indivíduo desenvolver câncer no aparelho digestivo futuramente. Isso se deve ao fato dos alimentos embutidos serem ricos em nitritos, que por sua vez favorecem o ambiente para a doença. Somada a isso, os embutidos não exageradamente ricos em sódio, assim, propiciando também o desenvolvimento de hipertensão arterial.
Perda de músculos
Se você deseja perder somente gordura corporal, a dieta cetogênica com certeza não é indicada para você. Isso porque a dieta além de contribuir para a perda de gorduras no organismo, contribui também de maneira significativa para a perda de músculos. Isso ocorre porque o organismo se vê diante a abstinência de energia, ou seja, a falta de carboidratos. Com isso, o organismo recorre às fontes de energia presente entre os músculos, consumindo-as e assim prejudicando os músculos.
Alimentos que podem ser ingeridos na Dieta Cetogênica
Você viu que a dieta visa aumentar o consumo de proteína e gorduras. Nesse sentido, os alimentos indicados na dieta são baseados exatamente nesses quesitos. Confira alguns dos alimentos recomendados:
- Peito de frango;
- Peixe;
- Carnes vermelhas;
- Ovos;
- Carne suína;
- Requeijão;
- Oliva;
- Manteiga;
- Alface;
- Verduras;
- Queijos
Além desses alimentos, muitos outros fazem parte da dieta. O mais importante a ser assimilado, é que você deve buscar a ajuda de um profissional da saúde para auxiliar você durante esse processo de perda de peso. Isso porque a dieta é restritiva e possui muitas desvantagens, por isso é sempre buscar maneiras mais amenas para perder peso, de forma a não sobrecarregar o organismo ou o submeter a processos tão drásticos.