Colágeno


COMPARTILHE AGORA MESMO
Colágeno
Avalie este post

A suplementação vitamínica é necessária quando a idade vai avançando e o corpo começa a perder o potencial de produção e estimulação de substâncias necessárias ao bom funcionamento do organismo. O Colágeno é uma destas substâncias essenciais que ajuda no fortalecimento de células e tecidos, cuidando da hidratação do corpo de forma geral.

Ele está presente no dia a dia em alimentos que consumimos. No entanto, existem momentos onde se torna necessário repor a quantidade dessa proteína fibrosa para que o organismo funcione em perfeitas condições, sem riscos à saúde. Hoje, trouxemos um material cheio de informações sobre ele, quais seus principais benefícios, formas de suplementação, entre outros. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!

O que é?

colágeno

O Colágeno é uma substancia produzida dentro do próprio corpo humano, sendo caracterizada como uma espécie de proteína fibrosa. A sua capacidade de hidratação e fortalecimento cuida da saúde dos ossos, músculos, cabelos, unhas e pele. A falta de Colágeno no organismo pode gerar doenças em células e tecidos devido a falta de hidratação e enfraquecimento. Ela é essencial para a saúde das juntas, vértebras e articulações, sendo uma substâncias primordial no processo de rejuvenescimento celular, principalmente quando se trata do tecido epitelial, evitando o envelhecimento precoce.

Tipos de Colágeno

O Colágeno se apresenta no corpo em diversos formatos e configurações, sendo assim ele foi divido em quatro grupos. Dentre os cinco grupos está o Tipo1, Tipo 2 e Tipo 3, que são os principais e somam boa parte da quantidade de Colágeno que há no corpo, sendo que em cada um desses grupos estão Colágenos com propriedades semelhantes, cuidando de uma parte específica da saúde do corpo. O último grupo de é formado pelos demais tipos de apresentação dessa proteína, somando uma pequena quantidade de tipos de Colágeno que estão no corpo, devido a pouca presença e representatividade forma um grupo só. A especialidade de cada Colágeno varia de acordo com seu tipo.

  • Tipo 1: Fortalecimento e hidratação de músculos, tendões, pele e ossos
  • Tipo 2: Fortalecimento de cartilagens e articulações, contribuindo para o bom desempenho nessas áreas do corpo
  • Tipo 3: Reparo de pele danificada e tratamento de lesões e feridas
  • Tipo 4: Age no corpo como uma espécie de filtro por meio de suas ligações fibrosas

Benefícios do Colágeno

Os principais benefícios do uso do Colágeno estão ligados a saúde das áreas do corpo onde ele se encontra e auxilia em diferentes processos necessários ao bom funcionamento dos sistemas. O primeiro grande benefício são os cuidados com o tecido epitelial, ajudando no processo de rejuvenescimento celular e impedindo que a pele enfraqueça e se torne menos hidratada. O Colágeno também tem ação estética nos cabelos e unhas, fortalecendo interiormente e conferindo um aspecto mais hidratado e firme.

A presença do Colágeno em articulações, vértebras e juntas no sistema ósseo torna ele essencial para a realização de movimentos corporais, mantendo as áreas devidamente hidratadas e aptas à realização de suas tarefas. Nos músculos o benéfico é fazer com que o ganho de massa magra seja mais facilitado, rejuvenescimento os tecidos e cooperando com a cicatrização de feridas.

Suplementação com Colágeno

O Colágeno pode ser consumido na alimentação diariamente por meio de suplementos, mas pode ainda ter a sua produção no corpo estimulada quando você insere no cardápio alguns alimentos que favoreçam esse aspecto, como a gelatina, carnes vermelhas, ovos, vegetais de cor alaranjada e verde-escura, entre outros.

Quanto à suplementação ela pode ser feita usando em cápsulas e em pó. Para o Colágeno em pó há a opção  convencional e Hidrolisado. O produto deve ao ser suplementado deve ser ingerido todos os dias antes das duas principais refeições diárias, sendo elas o almoço e jantar, de preferência com o suco de alguma fruta que tenha grande concentração de Vitamina C, um forte agente catalisador do processo de absorção dessa proteína no corpo.

Colágeno Hidrolisado em pó

colageno-hidrolisado em po

O Colágeno Hidrolisado em pó é o tipo de produto mais buscado por quem deseja investir na suplementação de Colágeno. A diferença que há entre o Hidrolisado e o comum é que ele tem uma alta capacidade de absorção no coro, trabalhado em laboratório para que confira efeitos mais rápidos e intensos. Assim, ao usar o Colágeno Hidrolisado em pó você tem a garantia que o seu corpo estará consumindo o que precisa dessa proteína e conseguindo absorver a substância com total qualidade.

Vantagens do uso

As principais vantagens do uso na alimentação estão em repor a sua quantidade no corpo, uma vez que sua falta pode chegar a ocasionar uma série de complicações de saúde que chegam a comprometer o bom funcionamento do sistema ósseo, músculos e tecido epitelial, isso sem falar nos problemas estruturais às unhas e cabelos. Por isso, é sempre bom estar atento a quantidade de Colágeno consumida na sua alimentação diária, e se por acaso ela carecer da presença dessa proteína, o uso da suplementação pode ser uma opção altamente viável e eficaz.

Mais sobre Colágeno: https://pt.wikipedia.org/wiki/Col%C3%A1geno

2 Comentários

  1. Xarlene Roberto dos Santos fevereiro 9, 2019
    • Fernanda Motta fevereiro 11, 2019

Deixe uma resposta