Colágeno natural – Benefícos, Alimentos


COMPARTILHE AGORA MESMO
Avalie este post

Considerado um importante elemento no corpo humano, o colágeno natural é o responsável por manter a pele firme, hidratada e menos propensa ao envelhecimento precoce.

Há diversas opções de colágeno hidrolisado (extraído do osso e da cartilagem do boi, e passado pela quebra da proteína em partículas de água), em pó, em cápsulas e na forma natural.

Para a suplementação do colágeno artificial, é importante seguir a orientação de um profissional da saúde, para definir a dosagem e o tempo de duração do uso da substancia.

Mas, existem alimentos que possuem ou potencializam a ação do colágeno natural em nosso corpo, melhorando assim os resultados internos e externos do organismo.

Alimentos que estimulam e contém colágeno natural 

Vamos listar alguns alimentos com alto teor de colágeno, que você precisa incluir hoje mesmo em seu cardápio:

1-Gelatina: composta quase inteiramente por colágeno, a gelatina é um alimento usado em sobremesas, pratos salgados e no preparo de bolos e tortas.

2-Carnes: fontes de proteínas, as carnes aumentam a produção de colágeno no corpo.

3-Ovos: assim como as carnes, o ovo é uma fonte de proteína saudável, e por isso também estimula a produção do colágeno.

4-Frutas ricas em vitamina C: a vitamina C tem uma função no organismo de fazer a síntese de proteínas, e auxiliar na absorção de vitamina D (evitando a anemia no sangue); as frutas cítricas mais conhecidas, são: laranja, limão, acerola, abacaxi e entre outras.

5-Frutas vermelhas: o morango, a amora, a melancia, e até o tomate, contém flavonoides e vitamina C, responsáveis por combaterem os radicais livres e o envelhecimento precoce, estimulando a produção de colágeno.

Colágeno natural

6-Castanhas, amêndoas e nozes: esses alimentos são ricos em vitamina E, e ácidos graxos poli-insaturados, que mantém a pele hidratada e firme.

7-Aveia: rica em silício, a aveia é necessária para a formação de colágeno no organismo.

8-Beterraba e pimenta: ambos os alimentos contém o licopeno, importantes para a produção de colágeno, e ainda agem como protetores naturais da pele.

9-Alimentos de cor verde-escura: o espinafre, a couve e o brócolis, são alimentos que auxiliam na produção de colágeno no corpo, graças aos seus efeitos antioxidantes.

10-Alimentos de cor laranja: a cenoura e a batata doce, são ricas fontes de vitamina A e, portanto, restauram o colágeno em nosso corpo.

11-Soja: qualquer que sejam os derivados da soja (leite, queijo ou tofu), todos têm um hormônio chamado de genisteína, responsável por acelerar a produção de colágeno no organismo.

12-Chá branco: feito a partir da planta Camellia sinesis (que também é feito o chá verde e o chá preto), a ação da bebida é antioxidante, previne o câncer, doenças cardiovasculares, degenerativas, e é anti-inflamatória.

As propriedades do chá branco protegem as proteínas da estrutura da pele, auxiliando na produção de colágeno.

13-Alho: composto basicamente por enxofre, taurina, e ácido lipoico, o alho estimula a formação de colágeno no corpo.

14-Ostras: ricas em zinco, esse mineral é essencial para a formação de colágeno no corpo.

15-Peixes: ricos em ômega 3, os peixes são essenciais para a construção do colágeno no corpo.

A importância do colágeno natural para todo o corpo

– Hidrata e deixa a pele naturalmente elástica;

– Dá força aos cabelos, unhas, ossos e articulações do corpo;

– Promove a saciedade e a perda de peso;

– Previne as chamadas úlceras de pressão, causadas quando um membro do corpo fica muito tempo na mesma posição;

– Previne o surgimento de rugas, linhas de expressão e envelhecimento precoce;

– Acelera o processo de cicatrização de ferimentos;

– Melhora a produção de hormônios;

– Promove a saúde dos dentes;

– Reveste naturalmente o intestino, evitando inflamações e infecções;

– Desintoxica o fígado, principalmente após uma ressaca;

– Fortalece os músculos de todo o corpo;

– Estimula a produção de insulina;

Portanto, conheça e observe o seu corpo, percebendo os sinais que ele dá de deficiência de colágeno. Muitos deles aparecem fisicamente, como queda de cabelo, pele flácida, rugas, linhas de expressão, estrias, celulites, pele desidratada, ossos fracos, e dor nas articulações.

A dose recomendada de colágeno por dia, é de 10 gramas, não sendo seguro consumir mais do que essa quantidade. Esse nutriente é importante também para quem faz academia, e precisa fortalecer, definir e construir músculos mais fortes.

Aliando o consumo de colágeno, aos exercícios físicos, alimentação equilibrada, ingestão regular de água e a bons hábitos, a saúde interna e externa do corpo, serão bem melhores, e a resposta imunológica dele será rápida contra infecções e inflamações.

Cuidando-se desde cedo, evitando tomar muito sol sem protetor solar em horários quentes, a pele de todo o corpo se manterá saudável e livre de manchas indesejadas, linhas de expressão e rugas.

Não é pequeno o número de pessoas que só começa a cuidar de si, quando já estão com problemas sérios de saúde.

    

 

 

 

Deixe uma resposta