Ciproflaxacino: para que serve, composição e como tomar?


COMPARTILHE AGORA MESMO

Apresentação do Cloridrato de Ciproflaxacino

Uso Oral

Uso Adulto

Laboratório: Novartis

Comprimido revestido de 500 mg: embalagens com 14 comprimidos.

Princípios ativos: cloridrato de ciproflaxacino.

Composição do Cloridrato de Ciproflaxacino

Cada comprimido de Ciproflaxacino de 500 mg contém:

Cloridrato de ciproflaxacino……………………………………………582 mg

Excipientes q.s.q………………………………………………………….1 comprimido (comprimido composto por: celulose microcristalina, amidoglicolato de sódio, povidona, dióxido de silício coloidal, ácido esteárico, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio e polissorbato 80).

Para que serve Cloridrato de Ciproflaxacino

Ciproflaxacino

O Cloridrato de Ciproflaxacino é indicado nos seguintes casos:

Adultos

É utilizado no controle de infeções causadas agentes patológicos sensíveis ao Cloridrato de Ciproflaxacino, como:

  • Infecções no trato respiratório. Em alguns casos específicos Cloridrato de Ciproflaxacino não necessita ser utilizado. Alguns desses casos são pneumonias menos severas as quais os pacientes não precisam permanecer no internato hospitalar;
  • Infecções da otite média e/ou dos seios paranasais (sinusite);
  • Infecções oculares;
  • Infecções renais e/ou do trato urinário;
  • Infecções nos órgãos reprodutores, incluindo ovários, próstata e tubas uterinas;
  • Infecções nas cavidades presentes no abdômen;
  • Infecções na pele;
  • Infecções nos ossos ou articulações.

O medicamento também é utilizado no controle de infecções generalizadas, como:

  • Infecções ou suspeitas de infecções que acometam pacientes com sistema imunológico debilitado;
  • Descontaminação intestinal;
  • Eliminação seletiva de bactérias presentes no trato intestinal;

Crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos

O Cloridrato de Ciproflaxacino é indicado nos seguintes casos:

  • Controle de infecção aguda na fibrose cística
  • Redução da progressão da doença decorrente da inalação de bacilos de antraz.

Ação esperada de Cloridrato de Ciproflaxacino

O Ciproflaxacino atua diretamente na reprodução bacteriana no organismo, bloqueando enzimas bacterianas e assim matando os microorganismos.

Contraindicações e riscos de Cloridrato de Ciproflaxacino

É contraindicado o uso do Cloridrato de Ciproflaxacino nos seguintes casos:

  • Hipersensibilidade ao medicamento que contenham o ciproflaxacino;
  • Uso de paralelo de tizanidina.

Precauções e advertências de Cloridrato de Ciproflaxacino

Crianças e adolescentes

A utilização do medicamento em crianças com idade inferior a 5 anos de idade, pode acarretar em algum dano às articulações. Nos casos de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos de idade, o uso do Ciproflaxacino é indicado para controle de infecção aguda na fibrose cística.

Ainda não existem completos que demonstrem todos os efeitos do medicamento e seus possíveis efeitos colaterais em crianças de idade inferior a 5 anos de idade. Diante disso, é indicado a restrição do uso do medicamento.

Idosos

O medicamento pode ser utilizado por idosos, desde que a dosagem seja recomendada por um especialista da área da saúde.

Uso do Cloridrato de Ciproflaxacino durante a gravidez e amamentação

Gravidez

A utilização do medicamento é contraindicada para gestantes. A contraindicação do medicamento durante o período de gestação se deve ao fato do Cloridrato de Ciproflaxacino ter apresentado modificações em fetos de animais os quais foram submetidos a testes. Assim, de forma análoga, o uso do medicamento pode acarretar em alguma má formação no organismo do feto humano.

Amamentação

O Cloreto de Ciproflaxacino é um medicamento excretado através do leite materno, devido a isso, o medicamento é fortemente restringido para mães que estejam amamentando seus filhos, uma vez que se a criança ingerir o Cloreto de Ciproflaxacino poderá ter problemas nas articulações decorrentes do medicamento.

Caso você esteja em um tratamento e se encontra em uma situação como está, o mais recomendado é que você procure seu médico e converse sobre as circunstâncias. Assim, o profissional optará por outros medicamentos que não ofereçam riscos à criança ou a mãe.

Armazenamento, data de fabricação e prazo de validade doCloridrato de Ciproflaxacino

O medicamento deve ser mantido em ambiente com temperatura entre 15 ºC e 30 ºC. Além disso, deve permanecer em local livre de umidade.

Características organolépticas: o Cloridrato de Ciproflaxacino está presente na forma de comprimido revestido, liso e de coloração branca.

Número e data de fabricação estão contidos na embalagem do produto.

O medicamento não deve sob hipótese alguma ser consumido após a data de vencimento. É preferível que o Cloridrato de Ciproflaxacino seja armazenado em sua embalagem original.

É importante observar os aspectos do medicamento, mesmo que esteja dentro do prazo de validade o Cloridrato de Ciproflaxacino pode manifestar alguma alteração devido ao armazenamento inadequado. Nesses casos, busque o farmacêutico.

O medicamento, assim como qualquer outro, deve ser mantido fora do alcance de crianças.

Como usar o Cloridrato de Ciproflaxacino

A dosagem diária deve ser prescrita pelo seu médico, sob hipótese alguma altere a receita do seu médico. Os comprimidos devem ser ingeridos com algum líquido, preferencialmente água. O consumo do medicamento em jejum ajuda na absorção do medicamento pelo organismo, tornando o processo mais rápido.

O Cloridrato de Ciproflaxacino não deve ser consumido junto com bebidas que contenham laticínios ou que contenham minerais. Entretanto, alimentos que contenham cálcio podem ajudar no processo de absorção do medicamento no organismo e tornar o processo mais rápido.

Em casos específicos onde o paciente é incapaz de engolir os comprimidos de Cloridrato de Ciproflaxacino, pode-se cogitar a possibilidade de utilizar o medicamento em sua forma injetável. Entretanto, é necessário que você busque ajuda de um profissional da saúde para maiores informações.

Duração do tratamento

A duração do tratamento será de acordo com o estado clínico apontado por cada paciente. Assim, subtende-se que cada caso terá um período de tratamento diferente. O período mínimo de tratamento para se obter resultados significativos e efetivos é de 3 dias.

Reações adversas do Cloridrato de Ciproflaxacino

Qualquer pessoa pode estar sujeita às manifestações adversas devido ao uso do Cloridrato de Ciproflaxacino, porém uma pequena minoria manifesta qualquer tipo de sintoma adverso. Em casos onde seu organismo manifesta algum tipo de hipersensibilidade ao medicamento, o tratamento deve ser interrompido e você deve procurar ajuda médica para mais informações e possível tratamento alternativo.

Algumas infecções e infestações que podem se manifestar são:

  • Superinfecções;
  • Colite;
  • Eosinofilia;
  • Leucopenia;
  • Neutropenia;
  • Anemia;
  • Trombocitopenia;
  • Leucocitose;
  • Plaquetose;
  • Anemia hemolítica;
  • Pancitopenia;
  • Agranulocitose;
  • Inchaço alérgico;

Outros sintomas podem se manifestar ao iniciar o consumo do medicamento, nesses casos busque ajuda médica imediatamente.

Deixe uma resposta