Alimentação Saudável – Aprenda tudo sobre boa alimentação


COMPARTILHE AGORA MESMO

Possuir uma alimentação saudável é fundamental para se ter uma vida tranquila e com qualidade. Isso porque a alimentação é crucial para as realizações metabólicas do organismo, então, quando você não se alimenta bem, seu corpo não vai bem, a sua saúde e um efeito em cadeia se inicia mostrando os resultados da sua alimentação.

Nesse sentido, a alimentação saudável é basicamente composta por macronutrientes, os quais estão presentes em massas, peixes, ovos, óleos e alimentos do tipo, assim, compreende-se que os macronutrientes nada mais são que as proteínas, carboidratos e gorduras. Em contrapartida, existem também os micronutrientes, os quais podemos compreender pelos nutrientes que estão presentes em legumes, frutas, verduras e muitos outros. Os micronutrientes nada mais são que as vitaminas e minerais, que podem ser facilmente encontrados nos alimentos citados anteriormente.

Como dito anteriormente, ter uma alimentação saudável é fundamental para as necessidades metabólicas diárias. Entretanto, além disso, a alimentação saudável é fundamental para o nosso desenvolvimento, desde criança até a fase adulta. Por isso, quando crianças apresentam má formação ou qualquer alguma doença relacionada a carência de alguma substância no corpo (macronutriente ou micronutriente), é provável que seja um reflexo da alimentação precária a qual a criança está submetida. Outro ponto importante é em relação às gestantes, que são responsáveis por nutrir o feto, sendo assim, uma má alimentação por parte da gestante acarreta em deletérios para o bebê.

alimentação saudável

Pirâmide alimentar

A realidade nutricional do país faz toda a diferença na hora de montar uma pirâmide nutricional. Nesse sentido, no Brasil a pirâmide nutricional busca organizar os alimentos de acordo com a realidade do país. Pensando nisso, a pirâmide é composta basicamente pelos alimentos que podem (ou devem) ser consumidos com maior frequência e em maior quantidade, ficando localizados na parte mais espessa da pirâmide, a base. O meio da pirâmide é composto pelos alimentos que devem ser consumidos, porém em menor quantidade do que os que compõem a base da pirâmide. Por fim, no topo estão os alimentos os quais devem ser consumidos em menor quantidade, em comparação a todos os outros.

As poções recomendadas diariamente, são:

  • 6 porções de carboidratos, o que inclui, pães, batata, mandioca e muitos outros;
  • 3 porções de legumes e verduras;
  • 3 porções de fruta;
  • 3 porções de laticínios.

 

Macronutrientes – Alimentação Saudável

Os macronutrientes são compostos por três substâncias, são elas: carboidratos, proteínas e gorduras. Confira um pouco mais sobre cada um deles:

Carboidratos

Os carboidratos são responsáveis por fornecerem energia ao nosso organismo. Nesse sentido, diversos alimentos são ricos em carboidratos, alguns em maior quantidade e outros em menor quantidade. Dentro dos carboidratos, podemos separa-los em dois subgrupos, são eles: simples e complexos.

Os carboidratos simples são aqueles os quais o nosso organismo consegue absorver de maneira rápida. Os alimentos ricos em carboidratos simples são: frutas, açúcares, xaropes e muitos outros. Um fato importante sobre o carboidrato simples, é que se consumido em excesso ele pode favorecer o desenvolvimento de diabetes no organismo.

Os carboidratos complexos por sua vez, são aqueles os quais o organismo demora a absorve-los. Nesse sentido, alimentos ricos em carboidratos complexos são: arroz integral, pão integral e muitos outros.

Proteínas

As proteínas são responsáveis por repararem e auxiliarem o nosso organismo na formação de novas células musculares. Nesse sentido, é fato falar que as proteínas desempenham papel fundamental na reparação de microlesões que ocorrem nos músculos durante as atividades físicas, além disso, ajudam na formação dos músculos (hipertrofia) tão desejada pelos praticantes de musculação.

Os alimentos que possuem proteínas, são aqueles de origem animal, tais como: carnes vermelhas, laticínios, ovos, aves.

Gorduras

A gordura é o terceiro macronutriente. Ela está divindade em gorduras monoinsaturadas e gorduras poli-insaturadas. As gorduras monoinsaturadas estão presentes em óleos e demais alimentos oleaginosos. As gorduras por sua vez, estão presentes em alimentos como: sardinha, salmão, linhaça e muitos outros.

As gorduras são importantes para o organismo e para o cérebro. Elas são responsáveis por formar as reservas de gorduras necessárias para o corpo.

Micronutrientes – Alimentação Saudável

Os micronutrientes, assim como os macronutrientes, são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido, é possível dividir os micronutrientes em dois grupos: as vitaminas e minerais. As vitaminas possuem uma imensidão, onde podem utilizados como exemplo a vitamina A, sendo importante para a visão e desenvolvimento, a vitamina B, a qual desempenha papel fundamental para algumas atividades metabólicas e saúde do cérebro e vitamina C, a qual ajuda o organismo a aumentar a imunidade e ficar mais resistentes às patologias do cotidiano.

Os minerais por sua vez, também são essenciais para o bom funcionamento do organismo de forma geral. Nesse sentido, os minerais ainda podem ser classificados em macrominerais e microminerais. Os macrominerais são aqueles os quais devemos ingerir em maior quantidade durante as dietas alimentares.

Assim, é importante lembrar a importância de variar o cardápio. Isso porque um alimento por si só é incapaz de possuir todas as necessidades nutricionais que o corpo necessita. Por isso, busque sempre diversificar ao máximo a sua alimentação.

O que evitar

Diversos alimentos atualmente ajudam a manter uma dieta não saudável. Isso traduz dizer, que alimentos como: salgadinhos, refrigerantes, enlatados, alimentos de origem industrial, frituras e muitos outros são um verdadeiro veneno à saúde.

Nesse sentido, alimentos de origem industrial são ricos em gorduras saturas e trans, as quais trazem grandes malefícios à saúde do organismo de forma geral. Os alimentos ricos em gorduras saturadas, são: carnes vermelhas, queijos amarelos, leite integral e muitos outros.

Alimentos ricos em sódio, como os embutidos, também são verdadeiros vilões das dietas saudáveis. Isso traduz dizer que salsicha, sardinhas enlatadas, salame e muitos outros fazem parte dos alimentos ricos em sódio, os quais aumentam o risco de desenvolvimento de hipertensão no organismo.

O mais importante diante disso, é a educação alimentar. Buscar ajuda de um profissional da nutrição humana é fundamental se você não sabe pode onde começar a mudar seus hábitos. Assim, buscar hábitos alimentares mais saudáveis são fundamentais para assegurar uma boa saúde e qualidade de vida.

Deixe uma resposta