Os hábitos alimentares são pilares fundamentais para quem deseja perder peso de maneira saudável. Isso incita dizer que os bons hábitos alimentares podem ser determinantes para você alcançar o seu objetivo na balança.
Realizar dietas, além de ser uma nova experiência que você terá, será a aquisição de novas sensações e variedades ao seu cardápio, que podem contribuir para o seu objetivo, seja ele perder, ganhar ou manter o seu peso. Pensando nisso, existe uma infinidade de dietas que ajudam você nessa jornada, confira o que preparamos para você.
Dicas simples de uma dieta de sucesso
- Não fique sem se alimentar por um período superior a 4 horas;
- Durma bem. Isso porque é durante o sono que o nosso organismo libera a liptina, um hormônio responsável pela sensação de saciedade durante o dia;
- Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
- Consuma mais saladas e legumes, eles auxiliam na sensação de saciedade do seu estômago, ajudando a diminuir o apetite;
- Dê preferência a alimentos integrais, uma vez que estes são mais ricos em nutrientes e fibras;
- Diminua o consumo de sal e alimentos ricos em sódio. Eles alimentos contribuem para a retenção de líquido no organismo;
- Deixe os alimentos menos calóricos, prepare-os cozinhando ou assando;
- Busque ajuda de nutricionistas ou nutrólogos para te auxiliarem na dieta;
- Não desista da dieta por extrapolar em um único dia.
Sugestão de cardápio para emagrecimento saudável
Você verá a seguir algumas sugestões de cardápios para as suas refeições diárias. As refeições consistem em uma dieta de 2000 kcal, para seis refeições.
- Café da manhã
– Invista no consumo de frutas, cereais, pães integrais e oleaginosas.
– Beba sucos naturais, chás, água de coco, leite ou café.
– O café da manhã ideal, pode conter cerca de 20% do consumo total de calorias diárias.
- Lanche da manhã
– De ser uma refeição leve e rápida, por isso, invista em frutas, oleaginosas, alimentos naturais e integrais.
– Pode consumir também sucos naturais, chás ou água de coco. O lanche da manhã deve ter cerca de 5% de calorias do consumo diário.
- Almoço
– O prato do almoço deve ser bem equilibrado, por isso, pode ser dividido em quatro partes, onde uma é preenchida com salada, outra parte com legumes, a terceira parte com fontes de proteína e a última com fontes de carboidratos.
– Para beber, você pode investir em sucos naturais ou chás.
– O almoço ideal deve conter cerca de 30% do consumo diário total.
- Lanche da tarde
– Faça um lanche rico em carboidrato, proteína e gordura boa. Dê preferência para alimentos integrais e de origem natural. Você pode optar também por consumir cereais, frutas secas ou castanhas.
– Para beber, você pode optar por café, chás ou iogurtes.
– O lanche ideal contém cerca de 15% do consumo diário de calorias.
- Jantar
– Você deve ingerir adequadamente proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Dê preferência para frutas e legumes.
– Você pode beber sucos naturais e chás.
– O jantar deve conter cerca de 25% do consumo total.
- Ceia
– Dê preferência para alimentos ricos em proteínas. Consumir uma fruta pode ser uma boa opção.
– A ceia deve conter pelo menos 5% do consumo diário.
As sugestões acima podem variar de acordo com a necessidade e necessidades de cada indivíduo. Porém, é importante lembrar que nessa dieta foram mantidas as refeições de forma adequada.
Uso de medicamentos aliado a dieta para emagrecer
O uso de medicamentos para auxiliar na redução do peso é muito comum, porém é importante lembrar que o consumo deve ser acompanhado por um estilo de vida mais saudável, com práticas regulares de exercícios físicos e boa alimentação.
Além disso, é importante lembrar que a utilização de medicamentos para emagrecer é vista como uma das últimas opções para emagrecer, sendo as maneiras naturais e saudáveis mais indicadas.
A utilização de medicamentos é indicada somente em casos extremos de obesidade ou casos específicos, sempre acompanhado por um profissional da saúde.