A que horas devem deitar as crianças para ir para a escola, de acordo com sua idade

Ai… a hora de dormir. O que nos custa para os pais a mandar para a cama! Que se um pouco mais de jogo, que se um conto, que se uma música… e o tempo vai passando. Ao final, embora tente acostarles às 21 horas, acabam dormindo às 22.30 horas. Não há remédio.

Muitas vezes eu tenho dito, se não será tarde demais. Ou se talvez eu insisto em acostarles muito cedo. E eu sei que cada criança é um mundo e nem todos precisam dormir exatamente o mesmo, eu consegui descobrir através de diversos especialistas na matéria, quantas horas deve dormir as crianças de acordo com sua idade. E o melhor de tudo: a que horas devem deitar-se crianças em idade escolar de acordo com sua idade.

A que horas devem deitar-se

Nem todas as crianças precisam de dormir o mesmo. Depende de muitos fatores. Um deles, claro, é a idade. Assim, enquanto que um bebê de 18 meses precisa dormir umas 14 horas, uma criança de 10 anos bastam-lhe com 9 horas. A partir deste dado, e a hora a que se tenha que acordar seu filho, elaborámos uma tabela de orientação para pais com dúvidas sobre qual é a melhor hora para enviar o seu filho a dormir. Está baseada em uma tabela, o que tornou pública o colégio Wilson Elementary School, em Kenosha, Wisconsin, estados UNIDOS):

– Cinco anos: Se o seu filho tem 5 anos, começa a primeira etapa escolar no ensino fundamental. Muitas mudanças. Nos primeiros dias talvez esteja mais nervoso e cair rendido muito mais cedo do que de costume. Ou o contrário… por os nervos não consiga dormir, e você tem que ajudá-lo. Se se levanta muito cedo, às 6 da manhã, deverá deitar-se às 18.45 horas, ou as 6.45 p. m, como preferir. Sim, parece impossível, é muito cedo, mas é a única forma de garantir que dorme o que deve. Se você se levantar mais tarde, às 8, por exemplo, bastará que se deite às 20.30 horas.

– Seis anos: Aos 6 anos de idade, precisa de quinze minutos a menos de sono. Se o seu filho se levanta às 7.30 horas da manhã para ir ao colégio, pode ir dormir às 20.30 horas.

– Sete anos: Com sete anos de idade, seu filho precisa de quase 11 horas de sono, para prestar de forma adequada na escola. Tenta dormir mais de 10 horas. Mas lembre-se, que, em seguida, a atividade de cada criança durante o dia é diferente, e as suas necessidades de descanso, também. Não se preocupe se o seu filho com sete anos, não dorme mais de 10 horas. Se você vê ativo e feliz… você estará bem!

– Oito anos: de Acordo com os especialistas, nesta idade as crianças podem dormir 10 horas e meia. Mas muito dormem menos. Sempre nos baseamos em média. Se o seu filho de oito anos tem que levantar muito cedo para ir ao colégio (se bem que às 6.30 am), terá que ir dormir às 20 horas ou 8 horas.

– Nove anos: A partir desta idade as crianças já precisam de menos horas de sono, e isso que as exigências acadêmicas aumentam. Ainda assim, continua sendo recomendável que dormir pelo menos 10 horas. Faça o cálculo!

– Dez anos: Sim, a idade em que já começam a se sentir ‘mais velhos’, também exigirão deitar-se mais tarde. No entanto, ainda precisam de cerca de 10 horas de sono. Se o seu filho de 10 anos, levanta-se às 7 da manhã para ir ao colégio, deveria ir para a cama às 21 horas.

– Onze e doze anos: Agora sim, o seu filho já não precisa cumprir de forma rigorosa com essas 10 horas de sono. Mas sim devem dormir mais de 8 horas. Pode ser que com 9 horas de sono lhes basta.

Tenha em atenção que esta tabela talvez te pareça irreal. Na verdade, seria o ideal, mas basta que nos ‘aproximemos’ as horas de sono recomendadas. Estas são entre 9 e 11 horas no mínimo, para crianças entre 5 e 11 anos. Se você notar que seu filho apresenta sintomas de falta de sono (sonolência durante o dia, cansaço excessivo, problemas de concentração…), revisa seus horários para ir para a cama.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *