A partir de que idade podem tomar sorvete de crianças

Em geral, os especialistas recomendam não dar sorvete para crianças menores de 1 ano. O principal motivo é que, até então, não é recomendável que se introduza na dieta do bebé nenhum alimento que contenha leite de vaca ou de outras espécies, incluindo seus derivados, a menos que sejam preparados especiais para bebês.

A partir dos 12 meses, o leite e seus derivados, incluindo os sorvetes, podem começar a fazer parte da dieta da criança.

Menina come sorvete

1. Alergias: É conveniente extremar as precauções quando os sorvetes contêm certas frutas ou frutos secos. Algumas frutas, como morangos, são altamente alergênicas, e são um ingrediente muito comum em sorvetes comerciais. Os frutos secos são também altamente alérgenos, e, por risco de atragantamiento, não se costuma recomendar sua administração até que a criança mastiga corretamente, por isso devem ser evitados os sorvetes que contenham em sua composição. Neste ponto, existe alguma controvérsia quanto à idade concreta ao que deveria ser a ingestão de frutos secos, inteiros ou em pedaços, já que não é possível generalizar. O tipo de dieta que tenha levado o bebê a partir da introdução da alimentação complementar e sua desenvoltura mastigação podem dar uma idéia se está preparado ou não para o seu consumo.

2. Corantes e aditivos: Por outra parte, os sorvetes comerciais contêm, além disso, corantes, conservantes e outros aditivos que podem causar alergias em crianças pequenas, por isso que os sorvetes feitos em casa são a opção mais saudável para nossos filhos. Em particular, os smoothies de frutas feitos em casa, elaborados com leite ou iogurte natural, e congelados bem em forma de terrina ou polo, podem ser atrativos para a criança, uma vez que fornecem nutrientes provenientes de frutas e leite, sem adicionar um extra de açúcar em sua composição.

3. Intoxicações alimentares: o n.º de saúde, além de assegurar que o estabelecimento onde se adquirem os sorvetes respeita as normas de segurança e higiene dos alimentos, não deve esquecer-se que respeitar a cadeia do frio é primordial para manter as bactérias que podem causar doenças alimentares. A salmonelose, em particular, pode ocorrer pelo consumo de sorvete contaminado com Salmonela, uma bactéria que é relativamente freqüente em sorvetes feitos à base de leite, quando estes não forem mantidas à temperatura adequada.

Por outro lado, é necessário ter em conta que os gelados, especialmente os comerciais, têm em sua composição grandes quantidades de açúcar, pelo que o seu consumo somente deve ser ocasional, já que a ingestão elevada de açúcar está relacionado com a cárie dentária e excesso de peso.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *