9 semanas de gravidez

O normal é que na nona semana de gravidez já tenha ido ao médico que se terá realizado uma história clínica e se for solicitado um exame de sangue e urina. O ginecologista vai levar a sua gravidez ao longo de toda a gestação e também pode consultar qualquer dúvida, medo ou problema que vá surgindo. Recomendamos que as anotações em uma agenda todas as suas questões para que não fique nenhuma no tinteiro.

Mudanças no corpo da mulher grávida

grávida semana nove

Durante a primeira fase de gravidez é quando mais risco de aborto espontâneo existe. Depois do primeiro trimestre de gravidez, esse risco diminui, em qualquer caso, os sintomas que você deve ir às urgências são: sangramento com dor abdominal, febre ou precedentes de aborto em que haja sangramento.

Outra das mudanças que ocorrem em seu corpo e que você pode notar na nona semana de gravidez é a excessiva sensibilidade a odores ou hiperosmia. Algumas mulheres chegam a sentir náuseas perante esta nova capacidade olfativa, já que percebem exageradamente os odores. Outras, no entanto, perdem totalmente o sentido do paladar e do olfato devido ao congestionamento das fossas nasais.

As mudanças no peito são cada vez mais evidentes, além disso, o aumento do volume das mamas, vai se sentir formigamento ou calor, você vai notar sensibilidade da mama e da aréola mais escura. Além disso, toda uma série de veias azuladas são visíveis por baixo da pele. O peito está se preparando para alimentar o bebê.

Desenvolvimento e crescimento do bebê durante a gravidez

Desenvolvimento e crescimento do bebê em 9 semanas de gravidez

O embrião já tem 7 semanas de vida, mede entre 2 e 3 centímetros e pesa cerca de 40 gramas. Ainda não pode sentir, mas já realiza pequenos movimentos. O tamanho de sua cabeça ainda é desproporcional quando comparada com a do resto do corpo. Os olhos do seu bebê nesta nona semana de gravidez se aproxima a fantasia final e seus braços e pernas se alongam, pelo que a sua aparência é mais parecido com o de um humano.

Os órgãos continuam a evoluir: os rins podem produzir urina, o fígado produção e secreção da bílis e do pâncreas produzir insulina. O seu sistema nervoso e muscular está em processo de formação. O pulsar de seu coração é muito rápido, entre 160 e 170 batimentos por minuto. Através de ultra-som, você poderá ouvi-lo.

Ainda não se apreciam os seus órgãos genitais por isso que ainda é cedo para saber se você está esperando um menino ou uma menina.

A saúde e as emoções durante a gravidez

Sua volta está sujeita ao longo das 40 semanas de gravidez, a um grande esforço. Muitas mulheres grávidas queixam-se de dores lombares ou nas costas ao longo da gestação. É devido a duas causas: o peso que ganha corpo em pouco tempo e com o crescimento do útero faz com que a coluna vertical, se desloque para a frente. Há determinados exercícios ou ginástica que você pode fazer para fortalecer as costas ou recorrer a massagens para aliviar a dor.

Nesta semana nove de gravidez poderia sentir-se mais inchado. É normal sofrer de flatulência ou gases durante a gravidez. A progesterona, hormônio presente durante a gestação, pode causar estes sintomas e outros como: azia e prisão de ventre. Para aliviar esse desconforto, evita os alimentos que produzem gases, evite bebidas gasosas, mastiga devagar os alimentos e não faça refeições saudáveis.

Para uma boa saúde durante a gravidez, é aconselhável caminhar todos os dias durante, pelo menos, meia hora. O simples fato de andar te produzirá benefícios, tais como: aumentar a energia, reduzir o estresse, melhorar a circulação de mãos, pés ou reduzir a dor nas costas. Lembre-se levar sempre em seus passeios uma garrafa de água para ser hidratada.

Dieta e alimentação para a grávida

emabarazada e casal

Evite inserir em sua dieta uma quantidade excessiva de cafeína, apesar de que não está proibida a sua ingestão durante a gestação, um alto nível de cafeína pode causar danos ao bebê. Uma quantidade adequada seriam 300 miligramas por dia. Lembre-se que a cafeína não está apenas no café, mas também em muitos refrigerantes, chocolate ou medicamentos.

Você deve incorporar à sua dieta da vitamina C, essencial durante a gravidez, desde já, em seu 9 semanas de gestação. A vitamina C ajuda o desenvolvimento dos ossos do bebê e a formação de dentes e pele. Por suas propriedades antiinfecciosas, pode destruir qualquer radical livre que tente danificar as células. Também será boa para ti a vitamina C para evitar a anemia. Você compra este suplemento especialmente em frutas: tangerina, banana, laranja, kiwi, manga, morangos, etc.

Há também alimentos que você deve evitar durante a gravidez. Não tome leite ou queijos não pasteurizados, uma vez que poderá contrair listeria, uma bactéria que pode causar danos ao bebê. Não introduza na sua dieta de grávida ovos crus para evitar a salmonela e, acima de tudo, se você deu negativo na prova de toxoplasmose ou ainda não tem os resultados, não come alimentos provenientes de animais que estão pouco ou nada preparados: frios, patês e carnes ou peixes crus.

Uma dieta saudável é sempre importante, mas muito especialmente na gravidez. Em sua dieta sempre de ter frutas e hortaliças, que lhe darão vitaminas e fibras, legumes, carnes e peixes por serem ricos em nutrientes e dos produtos lácteos e te darão o aporte de cálcio de que necessita.

Curiosidades em 9 semanas de gravidez

Se você levar uma gravidez normal, sem riscos, não há nenhum impedimento para que tenha relações sexuais com o seu parceiro. Uma vida sexual normal não tem riscos para o bebê, já que está perfeitamente protegido dentro do útero e o colo do útero está selado. A penetração no coíto não prejudicam o feto, já que, além disso, o líquido amniótico o protegerá.

No entanto, pode ser que na primeira fase da gravidez o seu desejo sexual diminua. Se a semana nove de gravidez a sua libido está mais baixa do que o normal, não se preocupe. Está principalmente associado ao desconforto neste período, como náueas, cansaço ou sonolência.

Se o seu sutiã habitual te oprime, é hora de trocá-lo. Você precisará de um geralmente um ou dois tamanhos maior que o seu, de preferência de algodão e que não tenha aros para que não se sinta oprimida. Outra medida que você pode tomar para cuidar do peito é hidratar desde o início, para evitar que saiam estrias e fazer exercícios com os músculos peitorais para manter o peito firme.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *