8 semanas de gravidez

Você pode sentir uma grande curiosidade sobre o sexo de seu bebê. Ainda é cedo para saber se o seu bebê será menino ou menina, no entanto,o sexo se definiu no início da concepção. Uma ecografia responderá à sua pergunta, se assim o desejar em torno da semana 20 de gravidez. Embora já existam testes caseiros para saber o sexo do bebê ou simplesmente, você pode dar uma olhada para a tradicional tabela china da conceição.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Seu corpo na semana oito de gravidez

Na semana de 8 de gravidez, o seu útero continua a crescer, mas se esta é a sua primeira gravidez, ainda é cedo para que você observe que seu abdômen aumentado, embora a sua roupa pode começar a espreme na cintura. Algumas mulheres têm furos no baixo-ventre, nesta fase da gravidez ou até mesmo dor abdominal, muito parecído o que sentiu durante a menstruação. Não se preocupe, é uma sensação normal devido ao estiramento dos ligamentos do útero.

O resto de sintomas de gravidez persistem como em semanas anteriores: sensação de cansaço ou fadiga, sonolência, uma excessiva emotividade com vontade de chorar por coisas que antes lhe pareciam insignificantes ou repentinas raiva sem motivos. Outros incômodos da gravidez nesta fase são a sensibilidade nas mamas, vontade frequentes de fazer xixi e até mesmo dores de cabeça.

Nesta fase da gravidez, algumas mulheres sentem desconforto de náuseas e vômitos. Ajudar-Te-á comer pouca quantidade, muitas vezes ao dia e ter sempre à mão uma garrafa de água para estar bem hidratada.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

Desenvolvimento do bebê na semana de 8 de gestação

Você está na oitava semana de gestação, seu bebê já tem seis semanas de vida e mede entre 13 e 19 milímetros. O embrião já tem intestino, fígado, rins e pulmões. Seu coração bate com muita força e já se aprecia a válvula aórtica. A cauda embrionária que lhe lembrava a outros mamíferos em desenvolvimento, desapareceu e cada vez tem mais aspecto humano.

Seus órgãos genitais internos estão se formando, mas os externos ainda não se desenvolveram por isso é cedo para saber através de uma ecografia se é menino ou menina.

Os olhos e orelhas do seu bebê vão crescendo e já se vislumbra a puntita de seu nariz, o lábio superior e as pálpebras. A partir da 7ª semana de gravidez seu único brônquio em desenvolvimento foi dividido em várias bronquiolos, ou seja, pequenas vias aéreas que se encontram nos pulmões.

A saúde e as emoções durante a gravidez

O volume de sangue do seu corpo aumenta para atender às necessidades do bebê, de fato, nas últimas semanas de gravidez, você terá em torno de 50% a mais de sangue. O seu ginecologista lhe recomendará tomar complexos vitamínicos para evitar sofrer de anemia, já que crescerá a necessidade de ferro em seu corpo.

Se você ainda não tiver ido à consulta de seu obstetra ou parteira, é hora de fazê-lo. Nesta visita se realizarão uma história médica e podem recomendar agora, nesta semana, 8 de gestação, os primeiros exames de sangue e de urina. Se você for RH negativo, coméntaselo ao seu médico para que avalie a incompativilidad sangüínea com o feto.

No primeiro trimestre de gravidez é quando mais risco de aborto espontâneo existe. Não hesite em recorrer ao médico se tiver algum destes sintomas: sangramento vaginal acompanhado de dor, febre ou histórico prévio de abortos acompanhado de manchas.

Dieta e alimentação para a grávida

Dieta e alimentação na semana de 8 de gravidez

Na primeira visita que faz ao médico, se deve pesar e avaliar os quilos que são recomendados ganhar ao longo da gravidez. Em pacientes com excesso de peso o ganho de peso não será a mesma que a mulher que apresenta um peso normal. Em geral recomenda-se ganhar entre 12 e 14 quilos durante a gestação para contribuir para o ganho de peso do feto, e os tecidos de suporte da mãe.

O aumento de peso não é o mesmo ao longo dos nove meses de gravidez. Durante o primeiro trimestre não costumam ganhar quilos, mesmo assim muitas mulheres perdem devido às dores causadas por náuseas e vômitos.

Sabendo disso, sua alimentação na oitava semana de gravidez foi der rica em nutrientes: ferro, cálcio, iodo, zinco, ácido fólico, vitamina D, ácidos graxos ômega-3. Para obtê-los, introduz-se habitualmente em seu diete legumes, verduras, frutas, carnes magras, ovos, peixes, nozes e laticínios. Em qualquer caso, seu médico lhe receitar alguns suplementos para garantir o aporte de nutrientes durante toda a gestação.

Curiosidades na semana de 8 de gravidez

Se você levar uma vida sendentaria, tentar mudar os seus hábitos. Irá ajudá-lo a sentir-se bem fisicamente e a colocar seus músculos para o tom para o peso que têm de soporter caminhar todos os dias, fazer exercício físico moderado, praticar natação ou até mesmo se inscrever para aulas de ginástica para grávidas.

Na consulta médica se realizarão uma primeira ecografia com a que você poderá ver o seu bebé, geralmente esta ecografia é em 2D, no entanto, nos últimos tempos têm se popularizado as ecografias 3D e 4D, trata-se de imagens tridimensionais em tempo real, em que você poderá ver em cores para seu bebê e com uma aparência mais precisa.

A ultra-sonografia se realiza enquanto você está na posição deitada. O ecocardiógrafo passará por seu abdômen e você verá a imagem através de uma tela. O profissional poderá através desta imagem saber o tamanho aproximado do feto, assim como a data aproximada do parto e se tudo decorre com normalidade.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *