5 semanas de gravidez

Você está na quinta semana de gravidez. Ainda as mudanças em seu corpo não são perceptíveis para as pessoas que te rodeia, mas dentro de ti cresce e se desenvolve um bebê. Nesta nova etapa de sua vida, você espera um percurso de 40 semanas, em que viverá todo um sem-fim de mudanças e sensações. Aqui você vai encontrar informações muito úteis e alguns conselhos para a semana de 5 de gestação.

Mudanças no corpo da mulher grávida

O corpo da mulher e o bebê na quinta semana da gravidez

Algumas mulheres estão cientes das alterações que estão ocorrendo em seu corpo desde as primeiras semanas de gravidez, no entanto, será necessário um teste de gravidez para determinar que você está grávida e tem um bebê crescendo dentro de você.

Um dos primeiros mudanças que ocorrem em seu corpo em 5 semanas de gravidez é a amenorréia ou ausenia de regra. Além disso, você pode sentir sensibilidade e dor na mama.

Durante esta fase da gravidez poderá notar também que você está mais cansada e fatigada. Algumas mulheres grávidas mesmo, sofrem as dores causadas pelos vômitos e tonturas do primeiro trimestre de gravidez.

Outro dos sintomas da gravidez é a sensação de inchaço nos seios, e até mesmo dor nas mamas, isso é devido ao aumento da produção de estrógeno e progesterona, hormônios responsáveis pelo fluxo de sangue para os seios. As mamas esse preparam para alimentar o bebê durante seus primeiros meses.

Ainda é cedo para que notes que sua barriga cresceu ainda sim, você pode sentir que a sua roupa habitual te aperta mais que algumas semanas atrás.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

Conservation consumption ecological electrico semana cinco da gravidez

Em 5 semanas de gravidez, o embrião mede entre 2 e 3 milímetros e já vai se parecendo a um bebê. Pouco a pouco foi desaparecendo a cauda que lhe distinguia pouco de outros mamíferos e está formando o tubo neural, que mais tarde será a coluna vertebral. Nesta fase da gravidez começaram a se formar seus braços e pés.

A placenta será a sua casa ao longo das 40 semanas de gravidez, lá viverá cercado de líquido amniótico, cuja função é proteger o embrião.

O cérebro do embrião está em desenvolvimento, assim como todo o seu sistema nervoso central. Ainda tem um longo caminho de crescimento e desenvolvimento. A placenta será a sua casa ao longo dos nove meses e meio de gestação.

A saúde e as emoções durante a gravidez

Se você ainda não fez uma visita preconcepcional com seu ginecologista, deve pedir uma cotação para confirmar sua gravidez e comece a realizar os diferentes testes e visitas. Se programadas a ecografia do primeiro trimeste para a semana 12 da gravidez. As diferentes análises permitirão aos profissionais que seguem sua gravidez para determinar se tudo correr bem ou tem que fazer algum tratamento específico.

As primeiras semanas de gravidez são cruciais para o bom desenvolvimento do bebê, por isso, os médicos recomendam não tomar álcool durante toda a gestação. Além disso, deve evitar o tabaco já que os estudos demonstram que os filhos de mães fumadoras são mais nervosos e inquietos, e até mesmo podem sofrer de problemas respiratórios.

Alguns estudos mostram que o ácido fólico tomado desde antes da gravidez e durante as primeiras semanas reduzem o risco de parto prematuro e nascimento do bebê com defeitos no cérebro. A sua parteira ou médico, se recomenda tomar este suplemento.

Dieta e alimentação para a grávida

A alimentação no primeiro mês de gravidez

Você pode começar desde já, na quinta semana de gravidez para ter uma dieta saudável, esta benéfica tanto para ti como para o desenvolvimento do bebê. A melhor dieta é aquela que contém os nutrientes essenciais que seu corpo necessita e que fornece o equilíbrio de hidratos de carbono, gorduras e proteínas, sem muitas calorias.

O papel do cálcio é fundamental, desde o início da gravidez. O cálcio ajuda a formar a dentição e ossos do bebê e, além disso, será benéfica também para ti. Uma falta de cálcio em sua dieta de grávida faz com que o embrião consuma seus recursos de cálcio para poder desenvolver-se. Em sua dieta não deve faltar 1000 mg de cálcio por dia.

Além disso, é importante introduzir outros nutrientes , como o ferro. O ferro se encarrega de levar o oxigênio a todas as células de seu corpo e de seu bebê e previne a anemia. Deverá demorar entre 27 e 30 miligramas por dia de ferro. Os alimentos que contêm este aporte de ferro são: carnes, legumes ou frutos secos.

Não se esqueça de beber pelo menos 8 copos de água por dia e de tomar fruta todos os dias, sobretudo aquela que seja rica em fibras, já que irá ajudá-lo a combater a prisão de ventre durante a gravidez.

Desde as 5 semanas de gravidez

Você está na quinta semana de gravidez, você se sente ansioso por comunicar a todo o mundo que está grávida? É uma decisão que você terá de fazer a mesma ou com seu parceiro. Algumas mulheres têm o mesmo momento em que vêem o positivo no teste de gravidez e outras preferem esperar até a semana 12 da gravidez, já que os primeiros três meses, há maior risco de aborto espontâneo.

Pode ser que você já notes tensão nas mamas e mesmo que tenham aumentado de tamanho. Pode ir pensando em comprar um sutiã novo, de preferência sem aros e de algodão.

Nestas primeiras semanas já podem surgir os primeiros medos da gravidez: será que meu bebê saudável?, quando devo ir ao hospital?, terei um bom parto?… Não se preocupe, é totalmente normal sentir-se sensível e com medos perante esta nova experiência, mesmo você pode chorar por coisas que antes não se desencadeiam esse sentimento.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *