40 semanas de gravidez ou gestação

Parabéns, seu bebê está prestes a nascer! Em qualquer momento você pode entrar de parto. A gravidez semana a semana chegou ao fim, o seu bebé está a termo e na semana 40 de gravidez já está preparado para receber seu bebê e acunarle em seus braços. Depois de nove meses de doce espera, esta é a semana que você estava sonhando por tanto tempo. Por fim, você vai conhecer o seu bebê.

No entanto, alguns partos são feitos de orar e se atrasar um pouco. Tenha em conta que o seu bebê também pode nascer na semana 41 ou 42. O seu ginecologista e o equipamento médico que te atende se realizarão provas a cada poucos dias para determinar o estado da placenta e saber se continua nutrindo e oxigenando corretamente o bebê.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Gravidez semana 40 de gestação

Você se sente feliz a cada vez que você sentir os chutes e movimentos de seu bebê. E é que cada vez se move menos, mas notar o vigor de seus chutes te cheia de tranquilidade, já que é um sinal de boa saúde. Quando levar mais de uma hora sem perceber que se move dentro, você pode estimular bebendo um suco ou tomando umas bolachas, já que o açúcar dá energia e incentiva-o a mover-se. Tenha em conta que, se passado um tempo ainda sem perceber seus movimentos que ir às Urgências.

Na semana 40 de gravidez, você deve estar muito atenta a qualquer sintoma que lhe diga que pode estar de parto. Lembre-se que você pode começar a notar cada vez mais contrações. Estás de parto quando as contrações são rítmicas, a cada 5 minutos e se mantêm com essa regularidade durante mais de uma hora. Se as contrações não são muito seguidas, mas notas dores intensas, recorre também às Urgências.

O sangramento maior ou igual a uma regra e a ruptura de bolsa ou saco amniótico também vão indicar que está de parto. Em alguns casos, a ruptura do saco amniótico não implica uma saída de líquido abundante. Às vezes, a ruptura é uma fissura e a perda de líquido é produzido em pequenas quantidades. Em qualquer caso, você deve ir para a maternidade, porque é um sinal inequívoco de que o seu bebê vai nascer nas próximas horas. É importante que se una na cor e a aparência do líquido amniótico. Se o líquido é transparente, tudo vai bem, porém se tem uma cor amarelada ou esverdeada, pode ser um sinal de que o bebê está sofrendo sofrimento fetal e você tem que ir para a maternidade o mais rápido possível.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

Bebê feto semana 40 de gravidez

O seu bebé está a termo. Tem o tamanho completo e está pronto para nascer. O seu comprimento, geralmente, varia entre 48 e 53 cm e o seu peso pode estar entre os 3 e 4,5 kg, dependendo do sexo do bebê. Normalmente, as crianças são mais altos e pesam mais. A maior parte da vermix caseosa (a gordura que a cobre) desapareceu, mas podem ficar alguns restos em suas dobras da pele.

Embora muitos bebês nascem pelones, o mais provável é que tenha cabelo e unhas longas, com as quais você pode arañase a face, pouco depois de nascer. Os ossos do crânio do bebê ainda estão separados e são assim para permitir que a cabeça possa compactados o necessário para atravessar o canal do parto. As fontanelasse fecham meses depois de ter nascido.

A saúde e as emoções durante a gravidez

A ansiedade e o nervosismo são as notas dominantes de seu estado emocional nos dias que antecederam o parto durante a semana 40 de gravidez. O protocolo ginecológico vai marcar os últimos dias antes do parto, já que é muito importante que a equipe médica conheça com exactidão o seu estado de saúde, do bebê dentro do útero, o estado da placenta, do colo do útero e o canal do parto.

Na semana 40 de gestação, seguindo o protocolo da SEGO (Sociedade Espanhola de Ginecologia e Obstetrícia), foi realizada a primeira monitorização fetal, também chamada de teste inicial para todas as gestantes de baixo risco. É um método simples, de fácil execução, não invasivo e não prejudica tanto para a mãe como para o feto. Convém não realizar a prova em jejum para medir com maior rigor algumas variáveis, como a frequência cardíaca fetal e sua variabilidade com promoções ou desaceleraciones.

A monitorização pode ser classificado em reativa ou não reativa. Quando o teste basal não sai reagente, é preciso entrar na grávida para repeti-lo ou finalizar a gestação. Se no teste se observam sinais de perda de bem-estar fetal, ou que seu bebê possa começar padecer de sofrimento fetal, se inseridos para finalizar a gravidez, bem induciéndote o parto ou através de uma cesariana, dependendo do grau de sofrimento fetal (se existir).

Entre tanto, se reaizaran uma varredura para ver como vai se modificando o colo do útero. Se você está muito dilatada te deixarão internada no hospital para dar à luz. Se atribuir um quarto para realizar o trabalho de parto durante a fase de dilatação, até chegar aos 10 cm Chegado esse momento, te levarão à sala de partos, onde nascerá o seu bebê.

Se foi necessário agendar uma cesárea porque o bebê está posicionado de nádegas ou transversal, você não ter dilatado o colo ou você tem uma cesariana prévia, não será necessário o período de dilatação e te levará diretamente para a sala de partos.

Dieta e alimentação para a grávida

Dieta gravidez semana 40 de gestação

Na semana 40 de gravidez, é possível que sinta desejos relacionados com o alimento mais frequentemente. É tão pouco para dar à luz, que pode dar um capricho. Sempre que possa escolher lanches saudáveis como os palitos de legumes, frutas, iogurtes desnatados… antes que os lanches salgados ou os refrigerantes açucarados.

No entanto, é normal que te apeteça comer entre as refeições. Continua fazendo 5 pequenas refeições por dia. Ajudam-no a manter em boas condições os seus níveis de açúcar no sangue e evitar quedas de energia que poderiam poducirte algum pequeno enjôo, já que, devido ao que o crescimento do seu útero e do seu bebê estão em seu momento mais alto, é normal que você se sinta mais cansada e exausta do que o normal.

A hidratação é fundamental. Tente beber pelo menos 2 litros de líquido por dia, entre sucos, sopas, chás e água. Manter os níveis ideais de hidratação irá ajudá-lo na reta final da gravidez para cuidar de sua saúde e a de seu bebê.

E por último, acha que está prestes a dar à luz, e precisa de ter força e energia para enfrentar o parto nas melhores condições. Todos os nutrientes que ingieras nestes últimos dias servirão não apenas para nutrir o desenvolvimento de seu bebê, mas que, além disso, proporcionar-lhe-ão tudo o que precisa para realizar o trabalho de parto nas melhores condições. Lembre-se que se você parar de parto em casa, convém comer algo antes de sair para o hospital, já que o normal é que, em um primeiro parto a dilatação durar cerca de 6 horas em média e, além disso, a maternidade te colocarão um enema para esvaziar o conteúdo do estômago antes de dar à luz.

Curiosidades da semana 40 de gravidez

Apenas 4 por cento das mulheres se vestem de parto na data prevista de parto. Geralmente, 98 por cento o fazem nas duas semanas anteriores ou posteriores. Certamente, seu bebê estará dentro desse 96 por cento de bebés que nascem de cabeça para baixo, mas se finalmente se vão praticar uma cesariana por que o seu bebê está na posição podálica ou cerebral, deves saber que é um método seguro para nascer, embora a recuperação de uma cesariana costuma ser mais lenta do que a do parto vaginal.

A duração do trabalho de parto varia de algumas mulheres a outras. Nas primíparas costuma durar de 6 a 8 horas em média, enquanto que nas multíparas costuma durar de 4 a 6 horas. Afrotar o trabalho de parto com segurança e confiança, sem tensão ou nervosismo, e ajudará muito ter um parto sem complicações e facilitando o nascimento de seu bebê. A proximidade e o apoio de seu companheiro e de sua família serão de grande ajuda.

Depois de nascer, seu bebê continuará recebendo anticorpos através do leite materno, enquanto que antes o fazia através da placenta. A maior parte do lanugo que protege a sua pele já tenha acabado, mesmo que de ti há de nascer, impregnado de vérnix caseosa. Enquanto que antes era costume lavarles e tirar essa proteção natural depois do nascimento, agora é necessário mantê-lo por alguns dias, para maior proteção da pele do bebê.

Nada mais nascer, seu bebê será submetido ao teste de Apgar, que se realiza em duas fases, uma no momento do nascimento e outra aos 5 minutos. Em ambos os casos, se puntuan os reflexos do bebê em uma escala de 0 a 10, o que dará conta do estado vital do bebê e de sua saúde no momento do nascimento.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *