39 semanas de gravidez

Estamos a falta de uma semana para chegar à semana 40 de gravidez. A gravidez semana a semana está a ponto de terminar. Na semana 39 de gravidez, a gravidez está tão avançado que a mulher se sente tão pesada que lhe custa caminhar e realizar algumas tarefas pessoais básicas de sua rotina como se vestir ou calçar.

Outros trabalhos mais pesados, tanto dentro como fora de casa pode ser um desafio demasiado elevado para esta fase da gestação em que a gravidez semana a semana está a ponto de terminar com o desencadeamento do parto.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Barriga de grávida

A distância entre a sínfise ísquio-púbico e o fundo uterino é de 36 a 40 centímetros. O peso total que deve ter ganho até este momento é entre 11 e 15 quilos.

Na semana 39 de gestação é normal ficar chateado devido à dor causada pelas contrações uterinas, que pode vir associado a cólicas e dores nas pernas, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vómitos e diarreia.

Os exames médicos são produzidos a cada três dias ou menos, para verificar que o bebê está bem e que ainda se pode esperar que o parto comece por si só.

Às vezes, o médico decide que se deve provocar o parto administrando a gestante hormônios como a oxitocina, porque o bebê não está bem dentro do útero, ou por outras razões médicas.

A mãe deve estar bem informada sobre os motivos e o método que vai utilizar o equipamento médico que lhe atende para adiantar o parto, bem como as possíveis alternativas.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

Bebê feto semana de gestação 39

Na semana 39 de gravidez, o bebê pesa cerca de 3,250 gramas e mede cerca de 48 centímetros. Cada vez tem menos espaço para se movimentar dentro do útero. Já estão maduros todos os órgãos e em qualquer momento pode ocorrer o parto. A principal característica deste período é o aumento de peso e o fortalecimento muscular.

O cérebro continua seu desenvolvimento. Há semanas, o bebê alterna períodos de vigília e de sono. Embora apenas dispõe de espaço, seus movimentos são vigorosos. Tem os traços faciais bem definidos, tem soluços e chupa o dedo. A cabeça do bebê está encaixada na pelve materna e os ossos cranianos são flexíveis para adaptar-se ao canal do parto.

A saúde e as emoções durante a gravidez

Na semana de 30 de gravidez, sua equipe médica se faça um monitoramento semanal nestas últimas semanas de gravidez. O monitoramento serve para verificar a existência de contrações, mas também é um método de controle de bem-estar fetal. Esta prova consiste na colocação de uma fita ao redor do abdômen, que, por sua vez, se conectam a um monitor. Enquanto, em papel vai imprimindo um gráfico que indica, na parte superior, o estado do feto, e na inferior da dinâmica uterina. Recomenda-Se realizar a monitorização fetal em uma gravidez normal na semana 40.

É normal imaginar o bebê e a pensar constantemente sobre ele um pouco antes do parto. Evita obsesionarte, já que o mais importante é se preparar mentalmente para aceitar e enfrentar o que vier. Os cursos de educação materna permite que os futuros pais enfrentar o momento do parto com serenidade. Mas também não vos extrañéis se a dor e o medo te impede de manter uma atitude calma e confiante. Comentad todas suas dúvidas com os profissionais de saúde para se conseguir um maior controle da situação.

Dieta e alimentação para a grávida

Grávida come espaguete

Alguns dias antes do parto, manter um bom estado de hidratação é fundamental. Beber 2 litros de líquido distribuídos ao longo do dia, incluindo água, leite, bebidas isotónicas e sumos de fruta, contribuirá para melhorar o seu estado de ótima hidratação. Evite tomar bebidas estimulantes como café ou chá. As frutas e os legumes são alimentos que também contêm muita água em sua composição.

Lembre-se que é um erro reduzir a ingestão de líquidos, embora apareçam sintomas como os edemas nos tornozelos e inchaço das pernas ou sentir a necessidade de urinar com maior frequência.

Curiosidades da semana de gravidez 39

Quanto deve pesar e medir o seu bebê ao nascer? Através da ultra-sonografia, podemos saber antes do nascimento, se o crescimento em tamanho e peso do bebê é adequado para a sua idade gestacional.

Uma vez que tenha nascido o bebê, o peso médio de um recém-nascido deve oscilar entre os 3.000 e 3.500 gramas, apesar de se considerar que o peso é normal, se está compreendido entre 2,500 e os 4.000 gramas. Quando o peso está abaixo de 2.500 gramas, você precisará estar na incubadora e o seu peso ultrapassa os 4.000 gramas, o bebê terá mais probabilidade de desenvolver hipoglicemia.

Nos primeiros dias de vida, é comum que o recém-nascido perder até 10% do peso ao nascimento. Isso não deve ser motivo de preocupação, já que o bebê irá recuperar seu peso inicial em torno do décimo dia.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *