33 semanas de gravidez

A semana 33 de gravidez é uma etapa muito importante no crescimento e desenvolvimento do bebê devido às suas grandes avanços no desenvolvimento cerebral e no funcionamento de todos os seus sentidos. Já falta pouco para nascer e seu perímetro cefálico continua ganhando centímetros na gravidez semana a semana, e o bebê continua a aumentar o ganho de peso.

A mãe grávida deve começar a se preparar para o nascimento do bebê, estabelecendo seu vínculo afetivo falando e cantando diariamente, já que você pode ouvir tudo o que diz.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Gravidez semana de gestação 33

Sentir os movimentos do seu bebê com mais clareza, acima de tudo, seus chutes. É possível que sentisse as contrações mais intensas e notar que seu peito perde um pouco de leite ou colostro.

A estas alturas da gravidez, sua barriga será o centro de todas as atenções. Pela forma de sua barriga, é possível que te diz se o seu bebê será menino ou menina e se fixem também se está alta ou baixa para calcular a sua possível data de parto. Divirta-se com tudo isso, mas evita fazer comparações, acima de tudo, se há outras mulheres grávidas ao seu redor e o contorno do teu ventre, não se parece com o seu. Cada gravidez é diferente, mesmo na mesma mulher, cada gravidez é diferente do anterior. A constituição física após a gravidez e a posição do bebê dentro do útero determinam a forma de sua barriga.

Você pode sentir uma grande curiosidade sobre o sexo de seu bebê. Embora o sexo se definiu no início da concepção, a ecografia do terceiro trimestre poderá descobri-lo com clareza. Se você não quiser esperar mais, já existem testes caseiros para saber o sexo do bebê ou simplesmente, você pode dar uma olhada para a tradicional tabela china da conceição.

Começar com uma massagem no períneo, a região que circunda a vagina, pode prevenirl os rasgões no períneo no momento do parto ou a necessidade de praticar uma episiotomia.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

Bebê feto semana 33

Na semana 33 de gravidez, o seu bebê pesa cerca de 2 kg e mede cerca de 45 centímetros. Seu sistema nervoso continua amadurecendo e em seu cérebro produz-se uma importante expansão craniana. O mais curioso desta etapa é que se descobriu que o bebê tem períodos de sono e vigília, como qualquer recém-nascido, já que se tem observado através de uma ecografia que isso foi descoberto que a partir da semana 33 de gravidez, o feto realiza alguns Movimentos Oculares Rápidos (MOR) que podem ser sinal de que o bebê está sonhando dentro do útero. Acredita-Se que para um feto, sonhar pode jogar papel crucial quanto à estimulação e o crescimento do cérebro.

Seus cinco sentidos já estão em funcionamento na semana 33 de gravidez. Com os olhos já pode ver o mundo líquido que o rodeia, com a língua pode saborear o líquido amniótico que engolir, com sua pele sentir o toque do dedo que ele chupa, e com os seus ouvidos de ouvir a batida do coração e a voz de sua mãe. Entende-Se que também poderia sentir, embora isso não seja possível no meio líquido em que cresce.

A circunferência craniana do bebê tem aumentado nos últimos dias quase 1,25 centímetros devido à expansão cerebral própria da semana 33 de gestação. A formação dos dentes (odontogénesis) está quase completa, os pulmões quase completaram seu processo de maturação e o aparelho digestivo está quase pronto (o fígado continua armazenando ferro). A pele vai adquirindo uma textura lisa e suave, graças a que o vérmix caseosa (substância esbranquiçada protetora) e a gordura subcutânea continuam aumentando. O cabelo começa a alongar-se.

Como o bebê cresceu surpreendentemente, tem menos espaço para se movimentar. Ainda assim, percebe intensamente seus movimentos porque seu tônus muscular melhorou.

A saúde e as emoções durante a gravidez

Convém prestar atenção aos sintomas da eclampsia, uma doença própria da gestação que se caracteriza por um aumento da tensão arterial e que se manifesta com o aumento repentino de peso, dores de cabeça ou desconforto na visão.

Em torno da semana 33 da gravidez, algumas mulheres grávidas sofrem de síndrome do túnel do carpo, uma inflamação alérgica dos nervos das bonecas, que causa dor, formigamento e dormência nos pulsos e nos dedos das mãos, produto da retenção de líquidos. Para atenuar o desconforto das noites, você deve evitar pressionar suas mãos e pulsos; enquanto que o dia é aconselhável usar pulseiras, ou tentar manter as mãos esticadas.

Dieta e alimentação para a grávida

Dieta semana de gravidez 33

O crescimento do cérebro e da maturação do sistema nervoso marcam o crescimento do bebê e, por isso, é fundamental que cuide ao máximo a sua alimentação nesta fase.

A base da alimentação devem ser os hidratos de carbono (massas, arroz, cereais integrais e fibras) e também é imprescindível incluir proteínas (ovos, carnes e peixes), limitar o consumo de gorduras (enchidos, salsichas, hambúrgueres, etc.), tomar de 2 a 4 peças de fruta diariamente para assegurar uma ingestão adequada de vitaminas e minerais, aumentar o consumo de leite e derivados, vegetais e frutas. E bebe pelo menos 2 litros de água para manter um bom estado de hidratação.

Curiosidades da semana de gravidez 33

Nossos sonhos podem ser o reflexo dos medos, angústias e medos que temos na gestação. É normal sonhar com o que não for cuidadoso com o seu bebé, que você não é capaz de cuidar dele e que não pode pegar porque você tem medo de prejudicá-lo. Isso significa que a responsabilidade da maternidade, tudo o que implica ser mãe e a responsabilidade que você assume, ao ter que cuidar e alimentar um bebê que depende tanto de ti.

Sonhar com o momento do parto, reflete o medo do desconhecido, da dor das contrações e a incentidumbre para saber se tudo vai bem. Também é frequente sonar que nosso bebê nasce com alguma malformação, devido ao desejo de que o bebê nasça saudável e sem nenhum problema. Sonhar com uma nova vida ou com o sexo do bebê é também habitual e deve-se a todos os métodos e perguntas que nos fazemos durante os 9 meses de gravidez.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *