31 semanas de gravidez

A partir da semana 31 de gravidez, sua barriga já tem um tamanho considerável. Este volume tem as suas vantagens e os seus inconvenientes: por um lado, pode olhar com orgulho a sua roupa de grávida, mas também dormir bem começa a ser complicado.

O ritmo de desenvolvimento da gravidez semana a semana chegou a semana de 31 de gestação. O bebê está crescendo a um bom ritmo e está a ganhar terreno ao espaço que ocupava o seu estômago, fazendo com que a partir da semana 31 ou 32, o recomendável é fazer 5 ou 6 pequenas refeições por dia em vez de fazer poucas e abundantes para evitar sentir-se pesada e ter digestões difíceis.

Mudanças no corpo da mulher grávida

grávida de sete meses

Devido ao tamanho considerável da barriga conciliar o sono nesta fase da gravidez é cada vez mais difícil e sofrer despertares noturnos é habitual.

Para ficar mais confortável, convém colocar um travesseiro entre as pernas e dormir de lado, melhor do lado esquerdo, para facilitar a circulação sanguínea.

O bebé aumenta de tamanho e começa a ocupar parte do espaço que ocupam os pulmões e a deslocar-se para cima ao estômago. É possível que te custe respirar e com pouca comida se sentir cheia. Por isso, é fundamental para levar uma vida tranquila, sem stress e realizar, pelo menos, 5 pequenas refeições por dia.

E como novidade, a partir da semana 31 de gravidez e seus seios começam a se formar leite e, é possível observar que deles sai um pouco de colostro. O colostro é o primeiro líquido que alimenta o bebê até que se começa a produzir leite. Nesta etapa, convém começar a usar discos absorventes de algodão para conter o possível colostro que possa sair dos mamilos.

Crescimento e desenvolvimento do bebê na gravidez

Bebê feto de 31 semanas de gestação

Na semana de 31 de gravidez, pesa entre 1.600 e 1.700 gramas aproximadamente, e mede em torno de 41-42 centímetros. Ao longo desta semana da gravidez amadurece o sistema nervoso e o cérebro continua creciento. Os sistemas digestivo e respiratório continuam o seu desenvolvimento e tornam-se cada vez mais funções. Assim, o riñón do bebê já é capaz de eliminar a urina, que ejeta o líquido amniótico. Elimina cerca de meio litro de urina por dia. Seu esqueleto está em pleno crescimento e os seus ossos continuam armazenando cálcio, fósforo e ferro.

Cerca-de-semana de 31 de gestação, os bebês são geralmente colocados já na posição cerebral, a mais adequada para nascer e se isso acontece, você vai notar já os seus movimentos na parte alta do abdômen.

Em sua pele, aumenta a acumulação de gordura subcutânea aumenta e, portanto, a cor da pele muda de vermelho para cor-de-rosa. O vérmix caseosa, a substância esbranquiçada com função protetora com que nascem os bebês, aumenta.

A saúde e as emoções durante a gravidez

O pH do fluxo vaginal muda, de forma que existe uma tendência maior a desenvolver infecções vaginais por fungos, como a candidíase. A cândida é um fungo que existe naturalmente na vagina e não é prejudicial quando se mantém em níveis controlados. No entanto, quando o pH do fluxo vaginal muda tende a se multiplicar, produzindo sintomas como coceira e ardor na região.

Para manter a candidíase, convém ter a vulva sempre seca e limpa, usar calcinhas de algodão e evite os salva slips que não são respiráveis. Evita as lavagens vaginais e utilizar apenas sabonetes neutros específicos. Não faça nenhum tratamento sem prescrição médica.

Também é possível que, devido ao aumento do fluxo sanguíneo, ocorre edema ou inchaço, aumento da pigmentacióna e mesmo que apareçam varizes vulvares, que podem causar desconforto nas relações sexuais e que desaparecem depois do parto. Para evitar esse desconforto, evite permanecer muito tempo na mesma posição, nem de pé, nem sentada, e use meias de compressão elástica. Consulte o seu médico se vê manchas ou se perder sangue ou outro líquido pela vagina.

Certamente vai começar a pensar já no momento do parto e soñarás freqüentemente com este momento. Ler e reunir toda a informação sobre o parto e suas fases irá ajudá-lo a enfrentar essa fase com tranquilidade.

Dieta e alimentação para a grávida

grávida come maçã

Lembre-se que o normal é engordar de 9 a 13 quilos durante a gravidez. De maneira que , um ganho excessivo de peso pode aumentar o risco de certas complicações (diabetes gestacional, hipertensão arterial…). Não é necessário comer por dois, nem comer mais, o importante é comer melhor, isto é, cuidar da qualidade mais do que quantidade.

Os hábitos alimentares saudáveis, que deve seguir são: fazer cinco refeições por dia, de pouca quantidade, para evitar as digestões pesadas, desfrutar de pratos da prensa ou a vapor, comer devagar, mastigando bem os alimentos, reduzir o consumo de açúcares de absorção rápida (pães, bolos, refrigerantes,…), tomar regularmente hidratos de carbono (arroz, massa, legumes e cereais), aumentar o consumo de frutas e legumes, pois são alimentos ricos em minerais e vitaminas, incluir ovos, leite e derivados lácteos na sua dieta e beber ao menos 2 litros de água diariamente para estar bem hidratada.

Curiosidades da semana 31 de gravidez

As moléstias próprias da gestação podem fazer com que se sinta desconfortável realizando o trabalho em seu lugar, como sempre. Se o trabalho deve ficar muito tempo na mesma posição, é possível que se doa costas ou sentir desconforto nas pernas. Para aliviar esses desconfortos prova para apoiar alternadamente cada pé sobre um objeto, a pequena altura e a dobrar de vez em quando os joelhos para baixar as costas, se você tem que estar muito tempo de pé.

Se você ficar muito tempo sentada, te ajudará a levantar-se de seu site a cada meia hora e mover as pernas e os braços. Sentada move os tornozelos freqüentemente para melhorar o retorno venoso e apoia-se em linha reta sobre o encosto da cadeira, colocando as pernas em ângulo reto com o chão. E lembre-se de que o exercício ajuda a diminuir o desconforto e rigidez muscular.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *