29 semanas de gravidez

Começa o último trimestre da gestação e, nesta fase, viverá a gravidez semana a semana com maior intensidade. Você está na semana 29 de gestação e as mudanças em seu corpo já são muito evidentes. O desenvolvimento do seu bebê entra na reta final, em fase de crescimento propriamente dita e sua barriga não parará de crescer, o que se pode causar algum desconforto devido ao peso de seu abdômen.

Só faltam 12 semanas para terminar um percurso de 40 semanas de gravidez, em que vai viver com emoção a chegada de seu bebê.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Grávida tripa pintada

Devido o crescimento de seu bebê, a partir das 29 semanas de gravidez, você vai notar que você está ganhando peso dia-a-dia e que cada vez tem mais barriga. O aumento de volume do abdômen pode fazer você se sentir mais desajeitado de movimentos e, também, mais cansada e fatigada.

Para se sentir melhor na reta final da gravidez você deve levar uma vida mais tranquila, diminuindo seu nível de atividade diária (trabalho, tarefas domésticas, o exercício…), evitou fazer esforços excessivos, realizando pausas freqüentes tanto se você tem que ficar sentada (tenta se levantar a cada hora, cerca de 5 minutos para esticar as pernas), como se você está muito tempo de pé, (é aconselhável sentar-se e descansar com as pernas no alto periodicamente).

E não se esqueça de respeitar o descanso, especialmente o noturno, dormindo 8 horas por dia. Se a necessidade de urinar ou as perturbações posturais interromper seu descanso evite beber líquidos antes de deitar e dormir de lado com um travesseiro entre as pernas para aliviar a sobrecarga nas costas.

É normal que seus pés podem inchar devido à retenção de líquidos e que você possa começar a engordar cerca de meio quilo por semana. Você deve prestar especial atenção ao cuidado para sua pele, hidratando-a, pelo menos, duas vezes ao dia para prevenir as estrias, que podem aparecer com mais facilidade na semana de 29 de gravidez devido ao estiramento da pele com o crescimento do bebê e o aumento de peso.

O desenvolvimento do bebê na gravidez

Feto semana 29 de gravidez

Seu bebê já tem 29 semanas de gravidez, mede 35 centímetros e pesa 1.100 gramas. No interior do útero, o feto só está confortável com os braços dobrados sobre o peito e os joelhos para cima: é uma posição que manterá até o nascimento.

O desenvolvimento do bebê na semana de 29 de gestação caracteriza-se por um crescimento rápido do cérebro e uma maturação do sistema nervoso. A partir deste momento, o bebê começa a funcionar de forma independente, o seu sistema de termorregulação, ou seja, adquire o controle da sua temperatura corporal.

Também ocorrem outras mudanças interessantes. Até agora, os glóbulos vermelhos do sangue do bebê se formavam no baço. A partir de agora, esta função será uma responsabilidade da medula óssea (como no adulto). Cresce o número de bronquiolos e alvéolos no aparelho respiratório e sistema reprodutor, os testículos descem para o escroto na criança, enquanto que a menina já conta com 5 milhões de óvulos.

Os ossos estão completamente desenvolvidos, mas permanecem macios e flexíveis. A pele começa a ficar rosa e lisa. O vérmix (substância esbranquiçada com função protetora) continua aumentando. O cabelo começa a alongar-se. E, além disso, os sentidos (visão, audição, olfato, paladar) encontram-se em um avançado estado de desenvolvimento. De fato, os olhos mostram o reflexo pupilar ao ser estimulados pela luz. Você pode abrir e fechar os olhos, no entanto, a visão é o único sentido que não pode experimentar até que nasceu. No útero materno há trevas, mas é possível que a luz muito potente e chega um pequeno reflexo. Seu bebê já tem cílios.

A partir de agora, os movimentos do bebê no interior do útero materno podem ser reduzidos devido a que o espaço é menor, mas você notará seus chutes com maior intensidade.

A saúde e as emoções durante a gravidez

É o momento de uma nova visita pré-natal, você está entrando no sétimo mês de gravidez. Vai ao médico, se a inchação dos pés passa para a face, se não notas os movimentos de seu bebê, e você se sente mais de cinco contrações seguidas.

A partir desta semana, convém diminuir o risco de estar em contato com produtos teratogénicas que possam comprometer a sua saúde ou a de seu bebê em desenvolvimento. Por este motivo, segue uma dieta saudável e variada, não consumas nada de álcool nem fumes, evite consumir qualquer tipo de droga, nem tome nenhum medicamento sem antes falar com o seu médico e evite as zonas de radiação, assim como a exposição a produtos químicos, como inseticidas ou produtos de jardinagem.

Em relação às emoções, são frequentes os sonhos de grávida. Nesta etapa, você sonha com as coisas que mais preocupam a futura mamãe: o parto, o nascimento do bebê, o sexo do bebê, a vida com o bebê… você Deve saber que todas essas sensações são normais e que o fundamental é que se certifique de um bom descanso.

Dieta e alimentação para a grávida

grávida come salada

Devido ao rápido crescimento do bebê, nesta fase, não se esqueça de incluir alimentos ricos em cálcio como leite e todos os seus derivados, entre eles o iogurte e o queijo, e em ferro na sua alimentação.

Tenha em conta que o ferro que melhor se aprende é o que procede da carne e o peixe, O ferro proveniente de fontes vegetais (lentilhas, ou espinafre) é absorvida pior para o organismo.

Não obstante, para absorver melhor o ferro dos alimentos não esqueça acompanhá-lo na mesma digestão de vitamina C, que abunda principalemente em frutas cítricas como laranjas e as tangerinas, os kiwis, os tomates e o melão.

No início do terceiro trimestre, o útero ultrapassa o umbigo em 4 ou 5 cm e, por este motivo, a sensação de peso é acentuada. Também é importante incluir uma grande quantidade de frutas e vegetais em sua dieta, cerca de 50 por cento de sua ingestão total diária para garantir um bom aporte de vitaminas e minerais para o desenvolvimento de todos os tecidos do seu bebê.

Curiosidades da semana 29 de gravidez

Começa o interesse por saber como será o seu bebê, que cor de olhos vai ter, se vai ser loiro ou moreno… Todos os traços do bebê já estão determinados a partir do momento da fecundação e já lhe resta pouco para vê-los. Tenha em conta que a metade do patrimônio genético de seu filho procede do pai e a outra metade da mãe.

Além disso, é conveniente que vá explicar sua baixa de maternidade. A mãe dispõe de 6 semanas de licença por maternidade que lhe pertencem exclusivamente. As restantes 10 semanas podem dá-las ao pai e à mãe, como melhor lhes convier. Você terá que realizar alguns procedimentos para cobrança da prestação por maternidade.

Você já elaborado uma lista de possíveis nomes para seu filho ou filha? Você é fruto de um consenso, o nome com o seu parceiro? Na nossa guia de nomes, você encontrará informações sobre o significado e origem dos nomes e um monte de ideias para escolher o melhor nome para o seu bebé.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.