28 semanas de gravidez

A gravidez semana a semana chega à 28ª semana de gestação. Nesta semana, destaca-se a importância da compatilibilidad sangüínea entre mãe e filho. Quando a mãe é Rh negativo é necessário vacunarte com uma gammaglobulina que evite que você acha anticorpos sanguíneos que possam prejudicar o seu bebê em desenvolvimento.

O movimento do bebê em seu interior será mais evidente quando estiver traquila sentada ou na cama, prestes a dormir. Os bebês parecem aproveitar os períodos de atividade da mãe para dormir e os momentos de tranquilidade para se mover. Aproveite esses momentos de descontração para falar-lhe e dar-lhe música, pois há estudos que demonstram que os fetos são capazes de identificar a voz de sua mãe e a música que ouviram durante o seu desenvolvimento dentro do útero.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Barriga de grávida com o umbigo saído

O sono noturno pode começar a aparecer na semana, vinte e oito da gravidez, devido aos movimentos fetais e a necessidade de ir ao banheiro regularmente durante a noite. Procura dormir de lado, de preferência do lado esquerdo e quando você acorda evita começar a pensar porque manter a mente ocupada se revelará. Para conciliar o sono recuerre ao socorrer copo de leite quente e as infusões de tila ou melisa.

À medida que avança a gravidez, o crescimento do útero tende a deslocar o estômago e o intestino, favorecendo a passagem de sucos gástricos do estômago para o esôfago. Assim aparecem os azia e acidez que se manifestam com uma desagradável sensação de queimação no esôfago.

Para aliviar a azia e acidez faz 5 refeições pouco abundantes, ao dia, para que as digestões são leves, demore o tempo que for necessário, sente-se e mastiga bem os alimentos, evite tomar gorduras, temperos e picantes, cozinha os alimentos cozidos, assados ou grelhados. E, se persistirem as dificuldades consulta com seu médico, já que existem alguns medicamentos antiácidos que você pode tomar durante a gravidez.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

Bebê feto 28ª semana de gravidez

Na 28ª semana de gravidez, o peso do seu filho é de cerca de 1,100 ou a 1.200 gramas e o comprimento total de cerca de 35-37 cm o Seu sistema nervoso central continua a desenvolver e o peso do cérebro aumenta. Estabelece padrões de sono e atividade, que indicam o desenvolvimento de sua atividade cerebral. Adquire o controle da temperatura corporal e o sistema de termorregulação maduro. Com relação aos órgãos dos sentidos, o olho já está totalmente desenvolvido e, no ouvido, a membrana do tímpano aumenta de tamanho.

No sistema respiratório, aumenta a produção de surfactante. Já é possível o intercâmbio gasoso. Se o bebê é menino, os testículos descem para o escroto para o canal inguinal, e este se fecha. Começa a ter gordura sob a pele, o que lhe vai dando um aspecto arredondado e rollizo.

Até agora, a produção de glóbulos vermelhos era levada a cabo pelo baço. A partir da semana 28, esta função é assumida pela medula óssea. A nível do aparelho digestivo, o estômago e o intestino desenvolvem-se progressivamente mais atividades. O bebê pode ter soluços.

O rim, as secreções broncopulmonares, a pele e as secreções digestivas do bebê contribuem para a formação de líquido amniótico que isola o bebê do exterior e o protege de possíveis acidentes, traz uma temperatura constante e serve como veículo de movimentos, fundamental para o desenvolvimento da musculatura. Um certo volume de líquido amniótico é imprescindível para o correto desenvolvimento e crescimento fetal.

A saúde e as emoções durante a gravidez

Na 28ª semana de gravidez deverá vacunarte da gammaglobulina anti-D no caso de que seja Rh negativo. Esta vacina impede a criação de anticorpos no sangue materno.

Além disso, se você for Rh negativo, devem determinar o Rh do seu filho após o parto, através de uma amostra de sangue do cordão umbilical. Se seu bebê for Rh positivo, devem entrar de novo uma vacina de gammaglobulina anti-D dentro das primeiras 48 horas do parto, para prevenir isoinmunizaciones em gestações posteriores.

Esta mesma vacina devem vesti-las a todas as mães Rh negativo, após realização de testes de diagnóstico invasivos, como a biópsia corial, amniocentese, funiculocentesis ou fetoscopias. Também após curetagem por aborto. A injeção é intramuscular.

Dieta e alimentação para a grávida

Grávida come chocolate

O crescimento de seu bebê no seu interior reclama muita energia que deve fornecê-lo através da placenta. Por este motivo, os hidratos de carbono devem ser a base de sua alimentação, pois fornecem energia imediata. São encontrados em massas, arroz, cereais integrais, leguminosas, batata e frutas.. no entanto, a sua dieta deve ser variada e incluir os três grupos de nutrientes: hidratos de carbono, proteínas e gorduras. Além disso, deve fornecer os minerais e vitaminas necessários.

E, além disso, não esqueça de incluir o iogurte na sua alimentação, já que é uma grande fonte de cálcio e costuma ser melhor tolerados que o leite, graças à fermentação. O iogurte, as bactérias lactobacillus bulgaricus e streptococcus thermophilus permanecem vivas e assim, o iogurte protege e regula a flora intestinal. A transformação da lactose (açúcar do leite) em ácido láctico dá ao iogurte sua textura e sabor característicos.

Curiosidades da 28ª semana de gravidez

Você está a ponto de começar com o seu parceiro, o curso de Educação Maternal, que antes também conhecido como curso de Preparação para o parto. Os objetivos são oferecer uma informação adequada sobre as mudanças próprias da gravidez, o desenvolvimento do parto e as características do puerpério, resolver dúvidas e atenuar o medo que supõe enfrentar a maternidade/paternidade, fomentar a aquisição de hábitos de vida saudáveis, informar sobre os cuidados gerais do recém-nascido (aleitamento materno, higiene, sono…).

A participação do casal em um destes cursos é benéfica porque faz com que a grávida se sinta apoiada, e se fortalece a relação de casal e a participação de ambos no processo ajuda a construir a sua nova identidade de pai ou mãe. Além disso, a aquisição de conhecimentos sobre as mudanças próprias da gravidez, as fases do parto ou os cuidados do recém-nascido podem lhe proporcionar segurança e confiança, e podem compartilhar seus medos e dúvidas com outros pais.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.