23 semanas de gravidez

Você está na semana de 23 de gravidez e você acabou de passar o equador da gravidez. Todas as dificuldades iniciais e o mal-estar que sentiu durante o primeiro trimestre da gravidez têm passado. A semana de vinte e três de gravidez caracteriza-se por ser uma das melhores épocas da gestação.

Você se sente com energia e ainda seu abdômen não é grande o suficiente para que você se sinta desconfortável ou que não consiga descansar adequadamente. Aproveite o momento!

Mudanças no corpo da mulher grávida

Tripa grávida junto à janela

Na semana de 23 de gravidez, sua barriga já ultrapassou a altura do umbigo, pode ser que isso te provoca tensão nos lados ou a zona do púbis. Se a dor for muito intensa, discuti-lo com o seu ginecologista. O trecho que está sofrendo na pele com o crescimento do útero, que pode fazer você sentir coceira, mantenha o seu intestino muito hidratada e tenta não rascarte para não lhe causar pequenas feridas.

Tenta proteger a tua costas durante todo o dia, não carregue peso excessivo e mantenha uma boa higiene postural. Suas costas sofrerá durante toda a gravidez, a coluna vertebral se adianta, e isso poderia lhe causar dores lombares. Além disso, ao aumentar o útero, los órgãos internos se deslocam.

Na semana, vinte e três de gravidez, poderá notar também que te custa mais respirar e te fatigas logo, é devido a que o útero empurra para os pulmões para cima e estes têm trabalho extra já que há uma maior demanda de oxigênio.

Quando estiver tranquila e você ter ido para a cama é o momento em que você vai notar com mais clareza os movimentos do bebê dentro de seu útero. Seu bebê pode ouvir os sons que vêm do exterior assim que você pode aproveitar para colocar música melódica ou clássica.

Desenvolvimento e evolução do bebê na gravidez

Seu bebê na semana de 23 de gravidez

Seu bebê já tem 23 semanas de vida, mede cerca de 28 centímetros e pesa cerca de 550 gramas. Sua pele tem uma aparência enrugada, mas nas próximas semanas estará mais lisa. O lanugo, esse pêlo fino que cobre o seu corpo se vai escurecendo e pouco a pouco vai saindo cabelo na cabeça.

Quanto aos seus órgãos: na semana de 23 de gestação, o cérebro continua a desenvolver-se e os sistemas circulatório, respiratório e digestivo se preparam para funcionar fora do útero materno.

O bebê está muito ativo neste estágio da gravidez, realiza vários movimentos quando está acordado e também alterna esses exercícios com períodos de sono. É importante que todos os dias você esteja atenta a seus movimentos, se algum dia não notas actividade, recorre a consulta.

A saúde e as emoções durante a gravidez

As mulheres grávidas podem precisar de um suplemento de ferro, já que os aportes de ferro na dieta nem sempre são suficientes para cobrir as necessidades que demanda o corpo. Se em sua analítica aparece um défice de ferro ou anemia, o seu médico de prescrever um suplemento. Às vezes, você terá que seguir acreditando durante a quarentena.

Os suplementos de ferro costumam causar prisão de ventre em muitas grávidas, introduz alimentos ricos em fibras para evitar que isso aconteça e também prevenir a aparição das hemorróidas.

Durante o embarzo você está muito focada em cuidar do seu estado físico e, assim, favorecer o bom desenvolvimento do bebê, no entanto, não tens de libertar o estado emocional. A gravidez é uma situação de enormes mudanças para a mulher, pode-se sentir insegura, preocupada ou angustiada. Para o bom desenvolvimento da gravidez é também importante que você esteja tranquila e viva esta fase de forma descontraída.

Ajudar-Te-á compartilhar medos ou sentimentos com seu parceiro, dedicar um tempo do seu dia-a deitar-se tranquila e ouvir música ou ler, fazer respirações profundas ou recorrer a técnicas de relaxamento. Aproveite para descansar, agora, a partir de vinte e três de gravidez para ganhar energia.

Dieta e alimentação para a grávida

Grávida com maçã

Se você é vegetariana, você terá de consultar com seu obstetra para que ele possa lhe dar orientações de alimentação e ter tampas todas as necessidades do seu corpo e do bebê em desenvolvimento. Se você não come carne, você precisará obter as proteínas de queijos, legumes ou frutos secos.

No caso de se comer fora de casa, você pode cair em tentação ou mau hábito de alimentarte à base de pastelaria industrial, comida pre-cooked, alimentos rápidos ou snacks. Você terá de substituir esses produtos por outros mais nutritivos.

Você pode tomar saladas, sempre que se certifique que os vegetais estão bem lavados. Os sanduíches de presunto e queijo também não é uma má opção, até mesmo de carne ou frango grelhado você pode preparar em qualquer restaurante e lembre-se sempre de terminar suas refeições com uma peça de fruta.

Mantenha o costume na semana de 23 de gravidez de fazer 5 refeições por dia. De novo, se você passa muito tempo fora de casa, leva uma pequena bolsa para poder fazer algo a meio da manhã e no lanche da tarde. Lácteos e frutas são alimentos nutritivos e saudáveis para fazer um pequeno lanche.

Curiosidades na semana de 23 de gravidez

Na semana, vinte e três de gestação, você terá a sensação de estar mais ignorante e esquecido. Você está tão preocupada com o desenvolvimento do bebê e a evolução da sua gravidez que te concentras menos em outras tarefas. É normal que vivas cenas como jogar fora um iogurte sem abrir e coloque na geladeira embalagem de uma barra de chocolate. Os despistes e esquecimentos são normais.

O exercício físico é indicado durante toda a gravidez, caminhar, nadar, praticar ginástica para grávidas será benéfico para si. Além disso, praticar ioga ou pilates irá ajudá-lo a combinar o exercício físico com técnicas de relaxamento, que favorecerão também a sua saúde emocional.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.