21 semanas de gravidez

Ter uma boa relação de casal durante a gravidez irá ajudá-lo a compartilhar medos e a sentir-se apoiada neste momento de tantas mudanças para ti. É conveniente que o seu parceiro se envolva desde a gravidez e participe dele, vai ajudá-lo a enfrentar o seu papel como o pai quando o bebê nascer e, além disso, é bom para a vossa relação de casal.

Reparti idéias em torno da educação de vosso filho, id juntos para as provas médicas ou comprai-o em par os materiais para o bebê a partir da semana de 21 de gravidez.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Grávida deitada

Os movimentos do bebê se tornam mais evidentes, o que antes notabas como um leve formigamento ou dormência de um lado ao outro do abdômen vai dando lugar a pequenos golpes e pataditas que já vai identificando claramente. Pode notes mais a agitação de seu bebê na semana, vinte e um de gravidez quando estiver tranquila na cama. Mais tarde, quando o bebê tenha crescido o suficiente, você será ainda capaz de acordar com algum movimento brusco ou chute.

É muito normal que apareça uma certa rigidez muscular e desconforto cervical ou lombar ao longo da gravidez. Sua coluna se move para a frente e isso pode causar dores nas costas.

Realizar exercício físico para fortalecer a região lombar irá ajudá-lo de aqui em diante, quando suas costas e pernas têm que suportar mais peso.

Algumas mulheres sofrem com o inchaço de mãos, pés e tornozelos, é necessário que beba muita água, caminhe todos os dias, pelo menos, meia hora de fazer exercício leve, como natação, yoga ou pilates.

Desenvolvimento e evolução do bebê na gravidez

Seu bebê na semana de 21 de gravidez

Seu bebê já tem 19 semanas de vida. Em sua semana de 21 a gravidez, o feto mede cerca de 25 cm e pesa entre 350 e 385 gramas.

Seu bebê alterna períodos de vigília e de sono, por isso, às vezes você notará seus movimentos e em outros, você sentirá que está mais tranquilo. É recomendado que a partir do momento em que você for capaz de perceber seus movimentos, esteja atento para que todos os dias se mova. Se algum dia não notaras movimento algum para o feto, recorre a consulta.

Sua medula óssea começa a produzir glóbulos vermelhos e seu aparelho digestivo ainda está em desenvolvimento. Seu bebê pode ouvir ruídos, chupar o dedo e fazer movimentos oculares rápidos.

A saúde e as emoções durante a gravidez

As pessoas alérgicas que tomam habitualmente medicação para aliviar os sintomas devem consultar o médico sobre a possibilidade de continuar com lel tratamento durante a gravidez, especialmente se você sofre de alergia sazonal e chega a primavera.

À medida que avance a sua gravidez , o crescimento do útero faz com que se desloquem alguns órgãos. Os pulmões estão mais acima e você pode se sentir mais fatigada ou com maior dificuldade para respirar, se, além disso, padedes asma tens de consultar o seu especialista sobre a possibilidade de tratá-lo com broncodilatadores em caso de padecer de uma crise.

A insônia durante a gravidez é uma doença que afeta muitas mulheres, e até mesmo se antes dormías toda a noite, de forma continuada, pode padecer de despertares noturnos, é normal. Para saná-lo, você pode tentar levar um ritmo de vida mais tranquilo, ter sempre uma mesma pauta de dormir e acordar, beber muita água antes de dormir e evitar as bebidas com cafeína na segunda parte do dia.

Dieta e alimentação para a grávida

grávida com o copo de leite

É mais fácil para você na semana, vinte e um de gestação saber o que pode comer, mas às vezes as grávidas lhes suscita a dúvida: posso comer isso? O seu médico te poderá tirar qualquer tipo de dúvida em seus visitantes, mas como norma, sobretudo para prevenir a toxoplasmose, tens de evitar as carnes e peixes crus, carnes, verduras sem lavar ou produtos não pasteurizados.

Além disso, durante a gravidez é importante prevenidr a anemia, comum nas grávidas. Os exames médicos orientarão o ginecologista sobre suas carências e te receitar suplementos no caso de precisar deles.

Avaliar a alimentação que você está levando e, no caso de estar ganhando mais peso do que o recomendado, se recomenda evitar as gorduras, reduzir os alimentos com muito açúcar, não tomar pastelaria ou para cumprir com o padrão de beber dois litros de água por dia.

Se você levar uma alimentação correta, vigilándola com cuidado você vai ganhar hábitos saudáveis em sua dieta, que, posteriormente, você pode conservar e irá ajudá-lo a recuperar a sua figura.

Curiosidades na semana de 21 de gravidez

Imaginando que você despesas de realizar, antes da chegada de seu bebê e que afetará sua economia. Normalmente se é o seu primeiro bebê, seus familiares e amigos podem ajudar-te com os presentes, não tenha pudor em comentárles que é o que você precisa. As mamães principiantes costumam fazer gastos desnecessários ou compram objetos que depois ficam arrinconados, faça uma lista de tudo aquilo que seja realmente imprescidible para as primeiras semanas de vida do bebê. Depois vais vendo, pouco a pouco, o que você tem de adquirir.

Não se esqueça de salvar aquilo que esteja em bom estado, se você pensa em ter mais filhos, será de muita utilizad em um futuro não voltar a ter os mesmos custos.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.