20 semanas de gravidez

Levar semanas esperando por esse momento, você está em vinte semana de gestação e o seu ginecologista lhe realizá-la outra ecografia, que entre outras coisas te dizer, se você ainda não sabe o sexo de seu bebê. O feto é cada vez maior e mais próximo ultra-som só poderá vê-lo por partes, aproveite este momento para perguntar a seu médico o que te preocupa ou sobre o que você está curioso.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Mudanças no corpo na semana, vinte de gravidez

Na semana 20 de gravidez, o crescimento do abdômen é uma das mudanças mais significativas e visíveis da gravidez. Na semana vinte de gravidez, o seu útero cresceu até situar-se à altura do umbigo. O útero é um músculo em forma de pêra, que possui o bebê ao longo de toda a gestação. Aumenta em dez vezes o seu peso ao longo de toda a gravidez, a partir dos 60 ou 80 gramas 1000 ou 1200 gramas.

Depois do parto, o útero volta lentamente ao estado anterior à gravidez, vai te custar uns meses recuperar a figura, foram muitas semanas de estiramento e que seu corpo volte ao seu ser não será algo imediato.

Poderá sentir tonturas ao se levantar de uma cadeira ou da cama, de forma rápida, deve-se a baixos da pressão arterial e é chamado de hipotensão. É normal ter estes tonturas no segundo trimestre de gravidez, e você poderá começar a senti-los, agora que está em sua semana 20 de gravidez.

O que não pode suportes, o cheiro de certos perfumes, ou se forem desagradáveis odores de alguns alimentos. Durante a gravidez é geralmente produzir uma hipersensibilidade tátil. Não se preocupe, seu olfato voltará a ser o mesmo ao dar à luz.

Desenvolvimento e evolução do bebê na gravidez

Desenvolvimento do bebê na semana 20 de gravidez

Seu bebê tem 18 semanas de vida, mede cerca de 22 cm e pesa entre 300 e 330 gramas. Sua pele, coberta de uma camada semelhante à cera, chamada de vérnix caseosa, torna-se mais grossa. É capaz de ouvir os sons que lhe chegam do exterior e do seu próprio corpo como o seu coração ou a sua respiração. Muitas mães optam por colocar melodias seus bebês ou música clássica, já que há estudos que indicam que são muito receptivos a certos sons.

Os pulmões continuam a evoluir, mas ainda não seriam capazes de funcionar fora do útero materno. Esta semana se realizarão a ecografia da semana 20 de gravidez. É uma das mais desejadas por mulheres grávidas, já que se demitem ou são diagnosticados possíveis malformações e, além disso, se você quiser, pode saber o sexo de seu bebê. Esta ecografia é geralmente feito em 2D, no entanto, alguns centros privados optam pelo 3D e 4D. O médico vai lhe dizer o tamanho do seu bebê, seu peso e esucharás o pulsar de seu coração.

A saúde e as emoções durante a gravidez

A maior parte das gestações são consideradas de baixo risco e a grávida vive nesta fase, com boa saúde e sem grandes problemas. No entanto, há casos de gravidez chamados de alto risco, porque existem complicações para a mãe ou para o bebê: preclampsia, diabetes gestacional, placenta prévia, rotura de membranas, obesidade, antecedentes de nascimento com defeito de nascimento.

Em todos estes casos, a gravidez será seguido pelo médico de forma mais frequente de consulta e podem ser recomendadas outros testes adicionais. Os ginecologistas costumam recomendar em gestações de alto risco repouso, acompanhamento da dieta ou tratamento com medicamentos.

Todas as alterações que você experimentou, desde o princípio até agora, em vinte semana de gravidez, pode aumentar o seu nível de stress. Se você está estressado pode notar, irritabilidade, ansiedade, palpitações ou maior predisposição para sofrer de constipação.

É importante que você esteja tranquila, existem estudos que dizem que a mãe pode transmitir ao bebê o estresse, por isso deve levar um ritmo de vida mais calmo, relaxar, fazer exercícios de roxo e expiração para tranquilizarte, compartilhar suas preocupações com a família e com o parceiro ou fazer exercício físico.

Você pode sentir uma dor na parte baixa do abdômen, em concreto, o ligamento redondo, é provocado pelo crescimento do útero, já que os ligamentos são alongados e magro produciento esta amolação. Trata de descansar ou de mudar de posição para aliviar a dor.

Dieta e alimentação para a grávida

Dieta na semana 20 de gravidez

As vitaminas são muito importantes durante toda a gravidez , já que ajudarão o desenvolvimento e crescimento do bebê. Se você levar uma dieta equilibrada e variada, incluindo todos os grupos de alimentos, e você come entre 2 e 4 peças de fruta por dia, cubres o aporte necessário de vitaminas. Você deve saber que as vitaminas do grupo B são básicas para o funcionamento do cérebro.

Os ossos em formação de seu bebê também precisarão de que ingieras o suficiente cálcio ao longo das quarenta semanas de gestação. Se não o fizer, o bebê também absorverá as suas reservas de cálcio e pode ter problemas de saúde, como osteoporose ou seus dentes podem sofrer uma descalcificação.

Deverá tomar cerca de 1200 mg diários de cálcio que pode obter se beber cerca de um litro de leite por dia. Se você achar difícil tomar tanta leite por dia pode alternando com o iogurte, queijos e até mesmo outros produtos como avelãs, amêndoas ou nozes.

Você pode estar a sofrer os incômodos azia da gravidez, tente não fazer refeições pesadas, não se deite imediatamente após o jantar e mastiga bem os alimentos.

Curiosidades na semana 20 de gravidez

Se você levar uma gravidez normal e o médico não se tem contra-indicado, pode manter relações sexuais durante toda a gravidez. O bebê está protegido dentro do útero e rodeado de líquido amniótico, e não pode causar nenhum dano.

Se na semana 20 de gravidez notas que se sangrar o nariz ou nas gengivas de forma mais frequente do que antes da gravidez, não se preocupe. Seu volume de sangue é muito superior, no entanto, se o sangramento é abundante, consulte seu ginecologista.

Amigos ou familiares recorrem sempre às mesmas perguntas ao saber da gravidez: o que nome lhe porás?, prefere menino ou menina?, onde darás à luz? Pode preferir não responder a algumas perguntas, mas não se sente encurvada, explica de forma natural, que prefere feito essa parte para si e para o seu parceiro.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.