18 semanas de gravidez

Na semana de 18 de gravidez o útero da mulher é maior e, possivelmente, já se aproximam da altura de seu umbigo. Quando a futura mãe chega a esta fase, é normal que cada vez que sentir a necessidade de urinar com mais freqüência e tenha que se levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro, devido a que o crescimento do útero comprime a sua bexiga. Os sintomas se assemelham aos de uma infecção de urina, com a diferença de que a mulher não sente nada de ardor.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Mulher na semana de 18 de gravidez

A mudança progressiva do corpo da mulher é de notar que a cada dia, fazendo com que a sua postura e a posição de sua coluna já não sejam as mesmas e que custa manter o equilíbrio na hora de caminhar. Nesta fase, é normal que a mulher sinta mais desconforto nas costas ou lombares.

Sua barriga e seus seios vão crescer bastante ao longo desta semana. De modo que, se até agora a mulher não usou a roupa de maternidade ou sutiãs maiores, você pode começar a precisar deles.

As dores gerados pelo aumento de peso da mulher, bem como pelo crescimento da barriga, são inevitáveis mas podem ser aliviados com uma série de exercícios e dieta saudável. A partir da semana 18 é possível que a mulher começa a ter desejos e predileciones por certos alimentos.

A saúde e as emoções durante a gravidez

Na semana de 18 de gravidez pode ser que o médico recomende a mulher que fizer um ultra-som para medir o bebê e olhar com mais detalhe o desenvolvimento de seus órgãos e extremidades, e assim descartar malformações. Você pode até confirmar o sexo do bebê.

É normal que nesta fase, o estado de espírito mude na mulher grávida. Pode sentir-se mais sensível, mais carente de atenção, mais ansiosa ou que sinta medos em relação ao bebê que carrega em sua barriga. Por isso, é muito importante que você sempre se mantenha ativa, caminhe em frente e mantenha uma dieta o mais equilibrada possível.

Deve-Se evitar estar em um ambiente onde haja muito fumo de tabaco. A fumaça do cigarro costuma afetar a saúde do bebê e da mulher.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

Na semana de 18 de gravidez, o bebê costuma medir entre 15 e 18 cm e pesar entre 160 e 200 gramas. O pequeno apresenta um desenvolvimento considerável nesta fase. Os cílios bem como as sobrancelhas devem começar a aparecer.

A posição dos olhos, assim como as orelhas do bebê são mais adequadas e definitivas. É muito possível que o bebê comece a ouvir os sons do exterior, assim como as batidas de seu próprio coração e a passagem de sangue pelo cordão umbilical. Isso é possível graças a que os ossos de seu ouvido interno e as terminações nervosas de seu cérebro estão em pleno desenvolvimento. Convém colocar alguma música ou cantar.

Nesta fase, o bebê também já será capaz de fazer caretas, de mover os músculos de seu rosto, por isso que se há alguma ecografia pode notar alguma sonrisita. O bebê também pode bocejar e fazer gestos faciais. Você pode ter hipoglicemia e emitir algum som, mas só ele será capaz de ouvi-lo.

Na semana dezoito, o bebê terá suas impressões digitais quase formadas e os ossos começam a se solidificar.

O aparelho digestivo do bebê também começa a funcionar permitindo que o bebê engolir líquido amniótico.

Dieta e alimentação para a grávida

feto durante a semana 18 de gestação

A prisão de ventre pode continuar incomodando a mulher grávida durante esta semana. Para aliviar os seus sintomas, é aconselhável que ela mantenha uma dieta rica em fibras, muita fruta e vegetais, e beber pelo menos 8 copos de água por dia.

Nesta fase também é importante que, além de frutas e vegetais, a mulher consuma mais carne vermelha, legumes e frutos secos, para aumentar a quantidade de ferro no seu sangue. Uma anemia nesta etapa da gravidez pode ser ruim para ela e para seu bebê.

O papel do cálcio também é muito importante para a saúde da mulher durante a semana 18. A ajudá-lo na formação dos dentes, ossos do bebê, além de favorecer o corpo da mulher. O seu médico irá fazer-lhe uma revisão e lhe receitar, se assim o veja necessário, algum suplemento de cálcio ou um aumento de certos alimentos na sua dieta.

Curiosidades da semana 18 de gravidez

Se até esta semana, de 18 de gravidez, a mulher estava acostumada a dormir de barriga para baixo, é possível que o crescimento da barriga, ter que trocar de posição para dormir. Ao longo desta semana, você pode começar a ter dificuldades para encontrar a melhor posição para dormir. A melhor posição para esta etapa é dormir do lado esquerdo ou para o lado, colocando um travesseiro sob os joelhos ou entre as pernas.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.