16 semanas de gravidez

É normal que no início da gravidez a mulher sente a necessidade de ter tudo sob controle, mas quando chega para a semana de 16 de gravidez se dá conta de que alguns aspectos escapar de seu domínio.

Nesta fase começa a questionar sobre como explora adequadamente a maternidade e quais as prioridades que deve ter. A mulher estará construindo uma nova identidade e estará melhor adaptada a essa nova situação.

Mudanças no corpo da mulher grávida

grávida, se olha no espelho

É a semana 16 da gravidez o útero já atingiu um tamanho considerável, e é natural que o seu crescimento comprimir alguns vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue. Algumas mulheres podem sentir algum desconforto como mais cansaço nas pernas e o inchaço dos pés. Além disso, podem aparecer estrias nas mamas, abdômen, lombar e nas coxas da mulher.

Na semana 16, a mulher pode experimentar mudanças em todo o seu corpo, incluindo seus órgãos genitais externos. A vagina tem mais elasticidade e mais fluxo (branco e espesso), e devido a estas alterações pode desenvolver infecções vaginais por Candida. Quanto à vulva, pode ocorrer inflamação e aumento da pigmentação, passar de uma cor rosaceo a cor azulada.

Outra mudança que pode experimentar a mulher nesta fase é no seu apetite sexual. Os hormônios já não estarão tão revoltas como nos primeiros meses e a mulher vai se sentir menos desconforto, por isso que você vai se sentir melhor em sua relação com o casal.

A saúde e as emoções durante a gravidez

A partir da semana 16 da gravidez, a mulher se sentirá mais animada, com mais entusiasmo e com menos desconforto. Suas emoções estarão mais controladas.

Na semana de 16 a mulher deve fazer a segunda visita ao ginecologista, onde fará um controle do peso e da tensão arterial. É um bom momento para que a mulher compartilhe suas dúvidas, medos e preocupações com o ginecologista, e assim afastar os problemas que possa ter com o sono.

É possível que ele sugira à mulher a realização de alguns testes para garantir que tudo está sob controle com ela e com seu bebê. Em primeiro lugar, uma análise de sangue ou “teste triplo” para medir os níveis de alfa-fetoproteína (AFP) e de hormônios hCG e estriol, no sangue da mãe.

Esta etapa também é um bom momento para que a mulher volte ou comece a praticar algum tipo de esporte ou exercício físico, com moderação. São muito bons para estimular a circulação sanguínea, aliviar as dores lombares e para fazer com que a mulher se sinta bem com o seu corpo e imagem. A natação, por exemplo, é uma das formas de exercício mais recomendado durante a gravidez.

As cáries dentárias e a sepse bucal são muito frequentes durante a gravidez, devido ao défice de vitaminas, que leva a uma retenção de alimentos entre os dentes. Por isso, é muito importante que se mantenha uma higiene bucal.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

O feto durante a semana 16 da gravidez

Na semana de 16 de gravidez, o feto costuma medir entre 12 e 18 centímetros e pesar cerca de 150 gramas, aproximadamente. Pouco a pouco se vai parecendo mais um bebê, já que nas próximas semanas, tanto o peso como a altura a ser espelhada.

Nesta fase da gravidez, começam a se formar seus braços e pés. As pernas são mais longas que os braços e mover-se, e começam a crescer as unhas dos pés.

O cérebro do embrião está em desenvolvimento, assim como todo o seu sistema nervoso central. O embrião tem a cabeça mais reta, embora ainda não tem cabelo. Seus olhos ainda estão fechados e o coração bombeia cerca de 23 litros de sangue por dia.

Dieta e alimentação para a grávida

grávida com maçã

É muito importante que a mulher adquira hábitos alimentares saudáveis em todas as fases da gravidez. Especialmente a partir da semana 16 é conveniente que a mulher comece uma dieta rica em nutrientes essenciais para o seu corpo e que lhe proporcione um equilíbrio de hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Deve-se evitar demasiadas calorias.

Nesta fase, onde o embrião desenvolve as pontas de seu corpo, é muito importante o papel do cálcio já que contribuirá para a formação dos dentes, ossos, além de favorecer o corpo da mulher. Certamente, quando você fizer a revisão com o ginecologista, ele vai te receitar um suplemento de cálcio.

O ferro também é importante e deve estar na alimentação da gestante nesta fase. Deve-Se comer mais carnes, legumes e frutos secos.

A prisão de ventre que costuma irritar a mulher grávida no início deste segundo trimestre, pode ser combatido com o consumo de pelo menos 8 copos de água por dia.

Curiosidades da semana 16 de gravidez

Às 16 semanas de gravidez, não é aconselhável que a mulher leve salto ou roupas muito apertadas, para evitar alterações na circulação.

A mulher tem todo o direito de se ausentar do local de trabalho para a realização de exames e testes médicos.

A mulher deve evitar estar exposto a pinturas, se você quiser montar o quarto do seu bebê. É importante saber que tinta usar e não ficar muito tempo em contato com ela, pois pode produzir graves efeitos sobre o feto.

Muito cuidado com os chás. Tenha em conta que existem ervas que podem ser perigosas para a saúde do feto. Podem provocar aborto espontâneo. O melhor é sempre consultar o seu médico.

Nesta fase, algumas mulheres podem sentir os primeiros movimentos do seu bebê.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.