13 semanas de gravidez

Já terminou o primeiro trimestre de gravidez, você está entrando no segundo, mais concretamente, na semana de 13 de gravidez, que é para a maioria das grávidas a melhor fase da gestação. Já passaram as dificuldades iniciais e se sente com mais energia. Seu barriga se fará evidente no segundo trimestre de gravidez, mas ainda não será o suficiente para que você se sentir muito desconfortável.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Barriga de grávida de apenas três meses

Na gravidez, sucedem-se uma série de mudanças para a mulher e alguns podem afectar a sua saúde bucal:

– o aumento do fluxo de sangue pode causar o sangramento das gengivas

– se você sofre de náuseas e vômitos podem prejudicar seu esmalte dos dentes e causar mau hálito

– você vai notar que produzir mais saliva e isso favorece o aparecimento de cáries

É recomendável consultar o dentista no início da gravidez e, além disso, seguir uma rotina com seus dentes: escová-los após cada refeição, fazer elixires com anti-séptico bucal e tomar os suplementos que te prescrever o médico.

Já notas que você ganhou peso e sua barriga cresceu, está perdendo cintura e com a sua roupa habitual está desconfortável. Se você ainda não se vê com roupa de grávida, você pode usar roupas folgadas, que não se aperta muito o abdômen.

Algumas grávidas notam na semana de 13 de gravidez, uma sensação de queimação no estômago e sensação de acidez. A comida e sucos gástricos refluyen para o esôfago, produzindo uma sensação de queimação.

Desenvolvimento e crescimento do bebê na gravidez

Seu bebê na semana de 13 de gravidez

Seu bebê tem 11 semanas de vida, mede entre 6,5 e 8 centímetros e, ao final da semana 13 de gravidez, deve pesar em torno de 21 gramas. Seu rosto cada vez se parece mais com um bebê humano, os olhos, antes muito separados se aproximam à sua posição final. Já tem pálpebras ainda que de momento estão fechados e as orelhas já estão em seu site.

Seus principais órgãos estão formados e aumentam de tamanho à medida que os dias passam. A parede abdominal foi fechada e se desenvolveu o seu umbigo, por onde passa o cordão umbilical. Através da placenta recebe oxigênio e nutrientes. A pele do seu bebê ainda é muito finita.

Os órgãos genitais já estão formados e são visíveis no entanto teria que esperar a que o seu bebé seja um pouco maior para que se possam distinguir através de uma ecografia, mas já resta pouco para que saiba se seu bebê é menino ou menina.

A saúde e as emoções durante a gravidez

Ao longo da gravidez deve evitar a exposição a certos produtos químicos, já que podem afetar o desenvolvimento do bebê. Você tem que evitar as zonas de radiação, se tiver que fazer qualquer tipo de radiografia comenta com o médico que está na semana treze de gestação. Não se exponha a inseticidas ou produtos de jardinagem.

Se você quiser preparar o quarto do bebê, pintarla e decore-o a sua mesma, hás de saber que uma longa exposição das pinturas pode ser muito tóxico, reduz o tempo de exposição e monitora o tipo de pintura que você utilize.

Se você olhar para a quase totalidade das bulas dos medicamentos, há uma contra-indicação para a mulher grávida, consulte o seu médico que você pode tomar em caso de catarro, gripe ou mal-estar, e nunca te automediques.

Quando se dá a notícia de sua gravidez, amigos e familiares tendem a contar suas próprias experiências e a dar-lhe conselhos, em alguns casos errados e contribuem para gerar dúvidas e ansiedade, onde não havia, e é que, as emoções da grávida estão muito presentes na gravidez. Cada gravidez é diferente e também a maneira de vivê-lo, não tomes os conselhos de outros como diretrizes a seguir em sua gravidez. Consulte sempre a sua parteira ou obstetra.

Dieta e alimentação para a grávida

Dieta na semana treze de gestação

Uma dieta saudável é fundamental para a boa evolução da gravidez, é tão perigoso para o desenvolvimento do bebê um excessivo ganho de peso, como o baixo peso. Damos-lhe algumas ideias para que a sua alimentação pode ser completa e equilibrada:

Os hidratos de carbono e te darão energia e têm que ser a base de sua alimentação (55% de sua dieta). Os encontrará em arroz, massas, cereais ou pão.

– Evita tomar um excesso de gordura, mas não as elimine totalmente da sua dieta uma vez que constitui uma reserva de energia (30% de sua dieta). As gorduras estão presentes nas carnes vermelhas, alguns peixes, lácteos ou óleo.

– As proteínas são essenciais para a construção de tecidos (15% de sua dieta). Têm proteínas das carnes vermelhas, peixes, legumes, ovos e frutas secas.

– Quanto aos micronutrientes hás de tomar: vitaminas presentes nas frutas e minerais como o iodo, ferro, fósforo e cálcio.

É importante a partir de agora, na semana de 13 de gravidez que se colocar na informação alimentar dos produtos que ingere para evitar alimentos excessivamente calóricos ou açucarados.

Você deve fazer 5 refeições por dia: pequeno-almoço, meio da manhã, almoço, lanche e jantar.

Curiosidades da semana 13 de gravidez

O exercício é muito benéfico para a mulher grávida. Se não realizabas nenhum tipo de esporte, antes de sua gravidez, se conviria começar agora, pois ajudará tanto a fortalecer a musculatura para suportar o peso extra, como para recuperar a sua figura, após a gravidez. Os esportes radicais estão contraindicados mas sempre pode praticar: natação, yoga, pilates, caminhadas ou ginástica especial para grávidas.

Actualmente, a maior parte das futuras mães continuam a realizar as mimas atividades durante a sua gravidez: trabalho, tarefas de casa, cuidado de outros filhos, se os tivesse, etc. É bom que ao longo de sua gravidez e a partir de agora, na semana treze de gestação, receber ajuda e que não carregue o peso de todo o trabalho em casa. Tenta compartilhar com o seu parceiro, as tarefas do lar para que você possa estar mais tranquila e descontraída.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.