11 nomes para menina com a letra Ñ

Se estais à espera de uma menina e ainda não tem decidido como vai se chamar? A partir de Guiainfantil.com propomos-vos estas onze idéias de nomes para menina com a letra ‘ã’.

A ‘ñ’ pertence ao alfabeto português, mas também a encontramos em outros alfabetos, como o espanhol, aimará, bretão, bubi, galego, chamorro, filipino, distrito de nome, guarani, otomi, mixteco, kiliwa, o’odham, papiamento, rohingya, tagalo, tártaro da Crimeia, tétum, wolof e zapoteco, e também aparece em línguas como o espanhol, a maioria de línguas nilo-saarianas, o zarma, as línguas aborígenes australianas e muitas outras línguas, em todos os continentes.

Apesar de seu extenso uso há países como a França, em que não se pode registrar um bebê com um nome que contenha a letra ‘ã’, porque não é reconhecida pela língua francesa.

Onze nomes de menina com a letra Ñ

1- Tânia: é um nome de origem basca. Significa ‘lugar sobre o cerro dominante’ e vem da padroeira de Biscaia, a Virgem Padroeira. Entre as personalidades que se chamam assim podemos destacar a atriz mexicana Begoña Brasileiro, ou ao artista espanhola Begoña Olavide, entre outras.

2- Carmiña: é um nome de origem latina. Significa ‘canto ou poema’. Trata-Se de uma variante do nome de Carmen.

3- Garbiñe: é um nome de origem basca e significa “limpo e puro”. É a variante basca do nome em castelhano feminino ‘Purificação.

4- Ñeca: é um nome italiano e é um derivado de nomes que terminam em ‘nossa’, como por exemplo ‘Virginia’ ou ‘João’.

5- Pena: é um nome muito usado no Huesca (Espanha). Em honra da Virgem da Penha, cuja capela está situada no município de Sotonera na Província de Huesca.

6- Ekiñe: nome para menina com a letra ñ país basco, é um nome pouco popular. É um nome moderno, criado tomando como base eki que significa Sol e a terminação é o sufixo feminino -ñe.

7- Egokiñe: é um nome de origem basca. Tem um uso popular e equivale em português ao nome de Justa. É composto de egoki que significa ‘apropriado’ e o sufixo feminino moderno ‘-ne’.

8- Erreguiñe: é um nome de origem basca e a sua forma em inglês seria Regina que significa ‘rainha’. Este nome é usado muito na Itália.

9- Deñe: é um nome de origem basco muito pouco utilizado e significa ‘Anunciação’.

10- Marinha: é um nome de origem latina. Muito empregado na Galiza. Seu significado está relacionado com o mar.

11- Ñeves: é um nome de origem latina que significa “branca como a neve”. É a forma asturiana do nome feminino de Neves.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.