1 a 4 semanas de gravidez

Muitos parabéns! Se você já fez o teste de gravidez e deu positivo, você é uma mulher grávida. Esperam – 40 semanas de gravidez, serão 9 meses e meio cheios de emoções, sensações novas, mudanças em seu corpo e muita expectativa para finalmente conhecer o seu bebê. Você tem todo um caminho pela frente para aprender sobre seus cuidados, sua saúde e sua alimentação. No Guiainfantil.com queremos acompanhá-lo neste percurso, tentando dar-lhe toda a informação que você precisar.

Mudanças no corpo da mulher grávida

Mudanças em seu corpo na semana 1 a 4 de gravidez

Um dos primeiros sintomas de gravidez é a amenorréia ou falta de menstruação. Os testes de gravidez permitem conhecer a sua gravidez cada vez mais rápido e em apenas 3 minutos, por isso que se você é muito regular, você terá um resultado desde os primeiros dias de falta de regra.

Você vai notar também uma maior sensibilidade nas mamas e até poderia ter aumentado de tamanho. Algumas mulheres sentem dor, os seios mama começam a se preparar para, ao final de todo o processo da gravidez, poder alimentar o bebê.

Não acontece em todos os casos, mas pode sofrer de náuseas e vontade de vomitar, é devido ao grande aumento de hormônio gonadotrofina coriônica durante a gravidez.

A semana de 1 a 4 de gravidez poderá notar uma maior sensação de fadiga ou cansaço que, apesar de não ser um sintoma conclusiva, sim poderiam dar-lhe algumas pistas sobre se está grávida.

Na semana 4 você pode ter o que é conhecido como sangramento de implantação, é um sangramento rosa ou marrom, que ocorre quando o óvulo se implanta na parede do útero. Se o sangramento é abundante e sente dor terás de consultar com seu médico para verificar que não está tendo um aborto espontâneo.

Desenvolvimento e evolução do bebê no primeiro mês de gestação

Seu bebê da semana 1 semana, 4 de gravidez

Um dia depois de a união do óvulo e o espermatozóide, o óvulo se divide pela primeira vez. À medida que este desce pelas trompas de Falópio contínua do processo de divisão celular. A parte externa do óvulo fecundado será a placenta e a interna do embrião. A este grupo de células que estão se multiplicando é chamado de zigoto, depois passa a se chamar blastómera, em seguida, outra secreção e, em seguida blastocito.

O blastocisto chega da trompa de Falópio para a cavidade uterina e se implanta na parede do útero, uma semana depois de ter ocorrido a fecundação.

Na semana 2, após a fecundação, o embrião é composto de 3 camadas celulares que dão lugar a seguir aos futuros órgãos. Ao final deste período o blastocito chegou ao útero e lá viverá nos próximos 9 meses. Nesta semana, 4 de gravidez, o embrião mede cerca de 1 milímetro.

A saúde e as emoções no primeiro mês de gravidez

Cuidar da sua saúde deve ser uma de suas prioridades ao longo da gravidez. Se está bem, o seu bebê irá desenvolver adequadamente. A gestação é dividido em trimestres, e o primeiro trimestre de gravidez é o mais delicado por que tens de ter mais cuidado, já que existe maior risco de aborto.

Se você é um fumante, elimina, ou ao menos tenta reduzir o hábido. Há estudos que indicam que os bebês de mães fumadoras têm menos peso ao nascer e tendem a ter mais doenças bronquiais.

O álcool também terá de removê-lo totalmente, já que pode causar malformações no feto. Não colha objetos de muito peso já que o embrião está implantado no útero. Esta norma terá de cumpri-la ao longo da gravidez, porque mais tarde pode provocar danos nas costas, que suportará um excesso de peso.

No plano emocional poderia estar vivendo mudanças de humor semelhantes à síndrome pré-menstrual. Sensação de grande emotividade e sensibilidade ou irritabilidade. Se você está na semana de um a quatro de gravidez pode sentir-se triste sem motivo e enfadarte por coisas insignificantes.

Dieta e alimentação para a grávida em suas primeiras semanas

Dieta na semana 1 a 4 de gravidez

Se você estava planejando uma gravidez, certamente já está a tomar um suplemento de ácido fólico, que ajuda a prevenir defeitos congênitos no bebê, caso contrário, você pode começar agora, na semana 3 ou 4 de gravidez.

O cálcio será um aporte básico durante toda a gestação. Pelo menos você precisará consumir 1 litro de leite por dia. Se você é difícil, você pode tomar leite, queijos e iogurte até obter o suplemento de cálcio necessário. Ajudá-lo a formação dos ossos e dentes do bebê e para que não consuma suas reservas de cálcio se você não tem uma dieta rica neste mineral.

Além disso, a partir de agora, a semana de 1 a 4 de gravidez você deve fazer 5 refeições diárias, mas pouco abundantes, em que manter uma dieta variada, que contenha as vitaminas e nutrientes necessários. Os menus para as mulheres grávidas devem contenir legumes, vegetais, legumes, carnes magras, peixes, cereais e frutas. De momento, e enquanto não se fazer o teste da toxoplasmose não tome nenhum produto animal bruto (patês, frios, carnes cruas).

Costuma-se também a beber 2 litros de água por dia para estar bem hidratada.

Curiosidades na semana 1 a 4 de gravidez

Se um teste de gravidez se confirmou o seu novo estado duvidará se você compartilhá-lo com seus amigos e familiares. Algumas mulheres esperam para dar a notícia da gravidez até a semana 12 da gravidez, quando o risco de aborto espontâneo é muito menor.

Você tem alguma ilusão especial, pois o bebê for menino ou menina? O sexo do bebê é determinado a partir da fecundação, mas não será até a ecografia das 12 semanas ou a da semana 20 de gravidez quando se confirmar o sexo do bebê. Além disso, se realizarão esta prova agora, na semana quatro, não poderia ver o pequeno embrião.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your data is processed.